Foto: Pixabay

Cotidiano

Saúde Dezembro Vermelho reforça os cuidados com o HIV, Aids e IST nos serviços de saúde de Natal

Abertura da campanha Dezembro Vermelho acontece nesta terça-feira (3), no Centro de Especialidades Integradas Leste II – CEI Leste II (Alecrim)

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de dezembro de 2024 às 11:18

A campanha Dezembro Vermelho marca as ações de prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em Natal. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, pertencente ao Departamento de Atenção Básica (DAB) e ao Núcleo de Promoção a Saúde, desenvolve atividades incentivando a conscientização, mobilização e assistência para prevenção da doença, além de combater a discriminação de pessoas que convivem com as infecções.

A abertura da campanha Dezembro Vermelho acontece nesta terça-feira (3), no Centro de Especialidades Integradas Leste II – CEI Leste II (Alecrim), localizado na Rua Fonseca e Silva, 1129, no bairro Alecrim. A programação do dia acontece a partir das 8h30 e vai contar com palestras educativas sobre a temática do mês, além da realização de testes rápidos, distribuição de preservativo e marcação de exames laboratoriais.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, que, se não descobertas e tratadas a tempo, podem evoluir para quadros mais graves. Algumas das mais conhecidas são o HIV/Aids, o Papilomavírus Humano (HPV), a Sífilis e as hepatites virais, por exemplo. De janeiro a outubro de 2024, foram notificados 2.554 novos casos de ISTs em Natal. Destes, 597 foram notificações de HIV/AIDS, 1.819 de sífilis e 138 casos de hepatites virais, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Tags