Geral

Detran-RN toma medidas após denúncia de aprovação de veículos reprovados em vistoria

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de abril de 2022 às 07:03

Após a denúncia que veículos vistoriados pelo DETRAN/RN são aprovados de forma irregular mesmo tendo sido reprovados na vistoria técnica eletrônica, o órgão emitiu uma nota de esclarecimento com cinco medidas que serão tomadas.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Novos Esclarecimentos sobre a matéria: “Detran-RN aprova veículos reprovados em vistoria”

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ao receber a denúncia de aprovação de veículos reprovados em vistoria tomou as primeiras decisões para apuração dos dois casos abordados na matéria e apresenta os primeiros resultados:

 

1-      No tocante ao primeiro caso, onde uma camionete modelo Toro de cor branca é avaliada, concluímos:

 

a) O veículo avaliado pela equipe de vistoria do Detran/RN é o veículo original, possuindo todas as características legais para que a aprovação da vistoria fosse realizada com sucesso. Essas informações estão contidas no processo, com imagens e demais elementos comprobatórios que ratificam a nossa conclusão;

 

b) A imagem do documento de vistoria apresentada na matéria é de uma vistoria realizada por empresa de vistoria particular, e não a vistoria que foi feita pelo Detran-RN, e a qual temos todos os documentos. Dessa forma, se a matéria estiver correta e a empresa particular de vistoria chegou a concluir que o automóvel vistoriado possuía motor divergente da base de dados do Detran/RN e do Denatran, isso aponta para uma característica de VEÍCULO CLONADO, ensejando que naquele momento a empresa acionasse o órgão policial competente para averiguar.

 

2-      Já no segundo caso, que se refere a um automóvel modelo Fiat/Pálio de cor azul, chegamos à seguinte conclusão:

 

a) O veículo foi vistoriado pela equipe técnica de vistoriadores do Detran-RN e a tecnologia utilizada pelo Órgão estadual de trânsito do RN conseguiu fazer a leitura real do chassi, comprovando assim a autenticidade do automóvel e aprovando o processo. Reafirmamos que essas informações estão contidas no processo, com imagens e demais elementos comprobatórios que ratificam a nossa conclusão;

 

b) Ressaltamos novamente que a imagem do documento de vistoria apresentada na matéria é de uma vistoria realizada por empresa de vistoria particular e não a vistoria que foi feita pelo Detran. Diante disso, podemos sugerir que a empresa particular não teve a tecnologia capaz de fazer a leitura do chassi, ao contrário do Detran.

 

Ressaltamos que ao contrário da matéria, o Detran tem a responsabilidade de preservar os dados dos veículos e dos respectivos proprietários, de acordo com a legislação vigente, porém apresentaremos toda a documentação a qualquer órgão de controle que, legalmente, requerer.

 

Por fim, lembramos que qualquer denúncia pode ser feita pelo canal da Ouvidoria do Detran, que a mesma será checada com a responsabilidade e a transparência que exige o serviço público.”

Tags