O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) deu início ao processo itinerante de avaliação de condutores em 30 cidades do interior do estado em dezembro. Os examinadores vão avaliar a capacidade dos alunos na prova teórica de legislação de trânsito e no exame prático monitorado de direção veicular.
No caso dos exames práticos, o órgão está nesta terça-feira (06) na cidade de Caicó; seguindo para Jaçanã na quarta (7); Patu na quinta (8); Umarizal na sexta (9); São Miguel e Alexandria no sábado (12); Pau dos Ferros no domingo (13); Apodi e Caraúbas no dia 14; Santa Cruz e Tangará no dia 15; Passa e Fica e Nova Cruz no dia 16; Macau e Gramaré no dia 19); Alto dos Rodrigues e João Câmara no dia 20); Assú e Angicos no dia 21); Goianinha e São José do Mipibu dia 22; Extremoz dia 23; Parelhas e Acari dia 26; Jardim do Seridó e Jucurutu dia 27; Currais Novos dia 28; Lagoa Nova dia 29 e São Paulo do Potengi dia 30.
As provas online de legislação de trânsito serão aplicadas nas cidades de Macau (23/12); Assú (6, 12 e 20/12); Lagoa Nova (8/12); Goianinha (9/12); Umarizal (15/12); Caraúbas (16/12); Apodi (27/12); e Patu (28/12).
A prova de legislação é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário no CFC. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.
Ao clicar no botão que finaliza a prova, o candidato tem os dados do resultado lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante.
Já o exame prático monitorado de direção veicular é a última etapa para tirar a CNH para quem está apto nos exames médico e psicológico, e que concluiu as aulas teóricas e práticas. Para ser aprovado no teste de volante, é preciso que o candidato não cometa falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor que três.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias