O deputado Fausto Pinato (PP-SP) fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro em discurso na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Ele questionou a sanidade mental do ex-presidente e afirmou que Bolsonaro “merece um exame de sanidade mental”. O deputado também aproveitou para fazer um aceno a Lula. A declaração de Pinato ocorreu durante uma crítica à polarização política no Brasil e à proposta da CPMI sobre os atos de 8 de janeiro.
Pinato afirmou que o país não pode mais viver com tanto ódio e mentiras e criticou a CPI do 8 de janeiro. Ele se referiu a Bolsonaro ao avaliar que o Brasil perdeu a liderança do Mercosul “por excesso ideológico”. O deputado também afirmou que votou em Bolsonaro nas eleições passadas, mas que se arrependeu e que “nunca achou que ia ter que votar no PT”.
O parlamentar é um dos ex-aliados de Bolsonaro no Congresso Nacional e foi um dos articuladores da formação da base do ex-presidente em 2019, ao lado de Otoni de Paula. Pinato participou de reuniões com caciques políticos como Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto, que resultaram na filiação de Bolsonaro ao PL.
Não é a primeira vez que Pinato questiona a sanidade mental de Bolsonaro. Em 2021, ele sugeriu que o ex-presidente teria “uma grave doença mental”. Suas críticas ao ex-presidente demonstram uma ruptura entre os ex-aliados e a possibilidade de uma nova aliança com outros setores políticos.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias