Política

Deputado Federal: Natália lidera espontânea e Girão estimulada

Amostragem aponte que a bancada potiguar na Câmara deve passar por uma considerável renovação em 2022

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de novembro de 2021 às 12:28

Natália Bonavides e General Girão Monteiro

Natália Bonavides e General Girão Monteiro – Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Leandro Cezimbra

A pesquisa feita pelo Instituto Seta a pedido do Blog do BG, também avaliou as intenções de voto para os cargos de deputado federal.  A amostragem avaliou a intenção espontânea e estimulada do eleitor. No primeiro cenário, a atual deputada Natália Bonavides (PT) lidera a pesquisa rumo à reeleição com 3,1% dos votos, seguida pelo também deputado Walter Alves (MDB) com 2,7%, pelo ex-governador Robinson Faria (PSD) com 2,3%, pelo deputado Rafael Motta (PSB) que aparece com 1,7%, pelo deputado estadual Kelps Lima (SDD), que anunciou que concorrerá a uma vaga em Brasília e surge com 1,3%, pelos deputados General Girão (PSL) com 1,1%, João Maia (PL) e Benes Leocádio (REPUBLICANOS) com 0,9%, mesmo percentual do secretário do Governo Fátima, Fernando Mineiro (PT).

No cenário estimulado a liderança é do deputado General Girão, que surge com 7,2% das intenções de votos, seguido pelo ex-governador Robinson Faria com 7% e pela deputada Natália Bonavides com 5,5% e pelo deputado Walter Alves com 5%; logo após vem o secretário de desenvolvimento econômico de Fátima Bezerra, Jaime Calado (PROS), com 3,9% e o deputado estadual Kelps Lima, com os mesmos 3,9%; os deputados Rafael Motta com 3,3% e Betinho Rosado, com 3,1% fecham a lista dos oito candidatos mais citados.

Expectativa de renovação da bancada

Conforme aponta a amostragem, a bancada federal do RN na Câmara dos Deputados deve passar por uma considerável renovação, visto que nos dois cenários aparecem pelo menos três nomes novos entre os oito mais citados. No cenário espontâneo, Robinson Faria, Kelps Lima e Fernando Mineiro jamais ocuparam o cargo e seriam os responsáveis por essa renovação. Já no cenário estimulado, seguem os nomes de Robinson e Kelps, e no lugar de Mineiro, surge um outro apoiador do Governo Fátima, o secretário Jaime Calado, para protagonizar a renovação da bancada.

É destaque também nomes que foram citados na pesquisa, mesmo sem aparecer entre os oito primeiros colocados. No cenário estimulado aparecem algumas novidades como Major Brilhantes, Lawrence Amorim e Samanda Alves, que trabalha para ser o terceiro nome do PT na bancada federal. Na espontânea, onde a variedade é ainda maior, aparecem nomes como o de Leonardo Rêgo, filho do deputado estadual Getúlio Rêgo e ex-prefeito da cidade de Pau dos Ferros, uma das maiores da região do Alto Oeste Potiguar.

Tags