A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) anunciou que ela e outros políticos do partido vão apresentar um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A ação se deve a um discurso transfóbico que o deputado fez no plenário da Casa, onde ele desrespeitou as deputadas transexuais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras deputadas federais transexuais da história do Brasil.
Durante sua fala, o deputado afirmou que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres, o que gerou indignação por parte da comunidade LGBTQIA+. É importante lembrar que, em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu permitir a criminalização da homofobia e da transfobia, considerando que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo.
Durante a sessão destinada a discursos dos parlamentares, a deputada Erika Hilton subiu à tribuna ao lado de Duda Salabert e denunciou o discurso transfóbico do deputado. Em resposta, Nikolas Ferreira vestiu uma peruca e se declarou mulher, o que foi visto como um desrespeito às deputadas transexuais.
A atitude do deputado gerou forte reação nas redes sociais e entre a comunidade LGBTQIA+.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias