Deputado comemora sansão da lei que torna o pau de sebo Patrimônio Imaterial do RN

Conforme a lei nº 11.281, a brincadeira de subir no troco de madeira em busca do prêmio é tradição antiga, e a partir de agora, será preservada na história e no calendário de eventos do Estado

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de dezembro de 2022 às 16:05

Deputado George Soares – Foto: Divulgação

O deputado estadual George Soares (PV) comemorou a sanção da lei que torna o pau de sebo da Princesa do Vale em Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte. Conforme a lei nº 11.281, a brincadeira de subir no troco de madeira em busca do prêmio é tradição antiga, e a partir de agora, será preservada na história e no calendário de eventos do Estado.

A “competição” é realizada desde os anos 80 pela Rádio Princesa no período da Festa de São João, em Assú.

“A cada edição mais pessoas participam, é uma mobilização grande na cidade para saber quem vai conseguir chegar até o topo sem escorregar. Faz parte das minhas raízes! Além disso, o pau de sebo já recebeu título semelhante da Prefeitura de Assú, devido a sua importância para o nosso povo”, destacou George Soares.

Outra lei de autoria de George sancionada trata da denominação de “Escola Estadual Otoniel Tomaz de Almeida”, a Escola Estadual Apolinária Jales, em Messias Targino.

A lei nº 11.280 é justificada, segundo o deputado, em virtude do legado deixado por Otoniel.

“A educação de Messias Targino ganhou muito com o trabalho de Otoniel. Ele foi aluno, professor, e por fim, diretor desta escola por 15 anos. Deixou um exemplo de luta pelo ensino. Prestamos essa homenagem “in memoriam” a uma pessoa que dedicou a sua vida à educação”, finalizou George Soares.

Ambas as leis foram sacionadas pela governadora Fátima Bezerra, no dia 23 de novembro de 2022.