Política

Deltan Dallagnol recebe oferta de função remunerada no Podemos

Ele seria responsável por coordenar a formação de novos líderes políticos. O valor do salário ainda será discutido, dependendo da aceitação de Deltan em relação à proposta de trabalho

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de junho de 2023 às 11:04

Deltan Dallagnol teve a cassação confirmada na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

Deltan Dallagnol teve a cassação confirmada na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

O partido Podemos convidou o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que teve seu mandato cassado, para exercer uma função remunerada na legenda. Ele seria responsável por coordenar a formação de novos líderes políticos. O valor do salário ainda será discutido, dependendo da aceitação de Deltan em relação à proposta de trabalho.

Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, teve sua cassação confirmada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, por unanimidade, a perda de seu mandato parlamentar.

A ação de cassação foi resultado de uma representação da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e do PMN, alegando que Deltan não poderia ter deixado a carreira de procurador da República para entrar na política devido a reclamações disciplinares e sindicâncias junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Segundo informações do partido, Deltan e a presidente do Podemos, Renata Abreu, discutiram a proposta de trabalho logo após a decisão da Mesa Diretora. Renata visitou o gabinete de Deltan na Câmara dos Deputados minutos após a decisão e expressou tristeza com a notícia, mencionando que esperava que a Mesa também considerasse a defesa de Deltan. No entanto, ela afirmou que a decisão foi tomada e que agora é preciso seguir em frente.

O Podemos já teve em seus quadros outro protagonista da Operação Lava Jato, o ex-juiz federal Sergio Moro, atualmente senador pela União Brasil do Paraná. Na época, Moro recebeu salário como dirigente partidário. Já o valor do contracheque de Deltan como deputado era de R$ 44 mil mensais, além de outras verbas relacionadas ao mandato.

Recentemente, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a diplomação de Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados, ocupando a vaga que pertencia a Deltan. Essa decisão reverteu a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, que havia destinado a vaga para Itamar Paim, pastor filiado ao PL.

Hauly é um veterano na Câmara, tendo sido deputado por sete mandatos. Toffoli também negou o pedido de liminar feito por Deltan para suspender sua cassação. O partido PL argumentou que a vaga de Deltan deveria ser ocupada por Paim, alegando que Hauly não atingiu o quociente eleitoral mínimo. No entanto, Toffoli destacou que o TSE autorizou a preservação dos votos do Podemos após a cassação de Deltan, entendendo que a cassação posterior à eleição não deve desconsiderar os votos recebidos pelo partido.

Confira abaixo como foi a última live do ex-deputado na Câmara dos Deputados:

Tags