Cotidiano

Decisão sobre trincheira da Hermes sai em outubro, avalia Seinfra

Obra deveria ter sido iniciada ainda no primeiro semestre deste ano, porém, uma liminar da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, em agosto passado, suspendeu o inicio da construção

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de setembro de 2023 às 15:30

Após pedido de Natália Bonavides, Justiça manda prefeito detalhar projeto de trincheira em Natal

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) espera iniciar ainda em outubro a construção da trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, no bairro de Tirol. O serviço deveria começar ainda no primeiro semestre deste ano, porém, uma liminar da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, em agosto passado, suspendeu a construção.

A juíza Moniky Mayara Fonseca, que é relatora do caso, permitiu, contudo, que fossem realizadas as obras de mobilidade nas calçadas no entorno da trincheira, além dos desvios na avenida Jaguarari e na rua São José.

Além disso, um laudo técnico sobre a implementação das trincheiras em cinco vias da capital foi solicitado pela justiça. Os dados devem embasar o julgamento do mérito acerca da suspensão da obra.

“A justiça solicitou um laudo técnico à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e uma diligência à Caixa Econômica Federal. Os órgãos têm um prazo de até 30 dias para elaborar o documento e enviar. Depois disso, deve se ter o parecer da justiça sobre a continuidade das obras”, disse o secretário de Infraestrutura do município, Carlson Gomes.

Segundo ele, o projeto pretende melhorar a mobilidade na região, com a implementação de cinco trincheiras que serão instaladas nas avenidas Alexandrino de Alencar, Nevaldo Rocha, Antônio Basílio, Nascimento de Castro e Amintas Barros.

“O nosso objetivo é melhorar o trânsito, trazer mobilidade para o condutor de Natal que utiliza essas vias. Essa é uma realidade já vivenciada por outras capitais. Na semana passada, Salvador lançou um edital para a licitação de cinco trincheiras. Do mesmo modo, queremos fazer aqui, possibilitar que o motorista que utiliza as vias possa seguir sem semáforos, gerando benefícios com esse projeto que é bem maior do que a trincheira da Alexandrino”, declarou Carlson.

A previsão é que com a aprovação da justiça para que os trabalhos sejam iniciados, as obras possam ser concluídas em um prazo de até nove meses. O trabalho será feito entre a Prefeitura de Natal e a Companhia de Águas e Esgotos. “Faremos um trabalho conjunto entre o município e Caern para que não haja transtornos em relação ao abastecimento na região”, destacou.

A licitação para a obra da trincheira foi concluída e homologada no Diário Oficial do Município em 24 de abril deste ano. Com um custo de R$ 24,2 milhões, o prazo para início da obra não foi estipulado devido ao processo judicial. Após a conclusão da trincheira viária, veículos que seguirem pela avenida Alexandrino de Alencar passarão por baixo da avenida Hermes da Fonseca, sem esperar abertura de semáforos, como ocorre atualmente.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags