Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: UFRN está no topo do ensino superior no Brasil

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias [@danifreirejor]

Publicado 16 de dezembro de 2024 às 15:45

União unido

Presidente estadual do União Brasil, o ex-senador José Agripino aproveitou um evento da legenda, na última semana, em Brasília, para se reunir com as maiores lideranças do partido no RN: prefeito reeleito de Mossoró Allyson Bezerra, prefeito eleito em Natal Paulinho Freire e o deputado federal Benes Leocádio. Conversas para alinhamento pensando em 2026?

Despedida

Com um discurso em defesa das pautas prioritárias do Nordeste e votos de pronto-restabelecimento ao presidente Lula, a governadora Fátima Bezerra se despediu, na ultima quinta-feira (12), durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, do colegiado que presidiu desde o início do ano e que entregou o comando ao sucessor, Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí.

No topo
A UFRN alcançou conceito máximo, ou seja, a nota 5, na Avaliação de Recredenciamento Institucional. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o processo permite a permanência do funcionamento de instituições de educação superior no país.

Parabéns
O reitor da UFRN, Daniel Diniz, comemorou a conquista da comunidade universitária potiguar. “Esse é mais um resultado positivo da nossa Universidade, que representa um importante reconhecimento, atestando que a UFRN tem o mais alto padrão de qualidade acadêmica”, celebrou.

Sem eira…
É preocupante e grave a acusação feita pelo Ministério Público Federal de que a obra da engorda de Ponta Negra está andando sem fiscalização ambiental desde outubro, quando o Idema passou a ser proibido de atuar no local. Em entrevista ao Agora RN, o procurador Luís de Camões Boaventura afirmou que a situação é grave, “considerando a ausência de um órgão fiscalizador para monitorar os impactos e consequências da ação”. “O surgimento desses fragmentos de coral acende um alerta máximo”, avaliou.

Duas versões
A informação de que se trata de restos de corais e não de pedras veio de ambientalistas e está sendo considerada pelo MPF. A Funpec, por outro lado, nega a gravidade e considera natural o processo. “Você sabia que os ródolitos, essas estruturas curiosas que apareceram no Mar de Ponta Negra em Natal (RN), são formados por algas calcárias? Elas são estruturas esféricas que se parecem com corais, mas, na verdade, são formados por algas calcárias”, publicou no Instagram.

Solta
“Hoje, a obra corre sem nenhum tipo de fiscalização. Quem presta as contas à sociedade é o empreendedor, que, no caso, é o agente municipal. Ou seja, quem quer ver a obra realizada é quem está fiscalizando essa obra e é, também, quem presta contas à sociedade. Isso não tem nenhum respaldo legal”, assegurou o procurador do MPF Luís de Camões Boaventura.

Tags