Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Styvenson engana potiguares ao dizer que constrói hospitais

Deputados e senadores não executam obras, essa não é a função do Legislativo, mas do Executivo, ou seja, de prefeituras e governos

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 24 de março de 2025 às 16:15

Senador não constrói
O senador Styvenson Valentim há tempos vem enganando o cidadão potiguar com o discurso eleitoreiro (como já havia sido dito aqui) de que constrói hospitais pelo RN afora. Só para início de conversa, deputados e senadores não executam obras, essa não é a função do Legislativo, mas do Executivo, ou seja, de prefeituras e governos. Os senadores, como ele, criam leis e fiscalizam as realizações do Executivo. No máximo, Styvenson e os demais parlamentares do Estado conseguem indicar determinadas quantias dos recursos do Orçamento do Governo Federal para prefeituras e governos, através das chamadas emendas parlamentares.

Personagem
O discurso falacioso do senador Styvenson Valentim tem frases como “nosso mandato está construindo”, “tenho mais hospital para fazer”, “é feito com dinheiro público do
nosso mandato” e, junto, imagens do parlamentar circulando em meio à construções vestindo capacete de obras.

Do Governo Lula
As palavras usadas pelo senador passam a ideia de que é ele quem realiza as construções e com dinheiro dele, do seu mandato, como ele gosta de fazer referência. A verba pública das emendas parlamentares vem da gestão federal, no caso atual, do Governo Lula.

Liga desmente Styvenson
O exemplo palpável de que o senador tucano vem enganando a população com o discurso de “construtor” chegou justamente da Liga Contra o Câncer, entidade que Styvenson vem se gabando de ajudar a “construir” hospitais oncológicos. Após o cientista político e blogueiro Daniel Menezes mostrar que verba de senador e deputado para a Liga são de custeio e não para construção, caso contrário a própria entidade e o parlamentar poderiam estar incorrendo em ilegalidade, a Liga enviou nota garantindo que as emendas destinadas por Styvenson não são para construir hospitais, mas para pagar o atendimento de pacientes.

Explicando
O jornalista Bruno Barreto, que recebeu a nota da Liga, explicou didaticamente: “A entidade que recebe, em vez de ampliar os atendimentos, economiza os recursos próprios para construir novos hospitais. Aí você pergunta se isso não é bom? Pergunte para quem está precisando de atendimento e não consegue ou para quem está tendo que pagar a esses hospitais para ser atendido? Styvenson investe em hospitais privados e mete no discurso que faz isso porque não confia nos governantes”.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), fez questão de recepcionar o presidente Lula na chegada do líder petista ao RN, no último dia 19, quando ele veio inaugurar a Barragem de Oiticica. O vice-prefeito da cidade, Marcos Medeiros, também participou do momento. O gestor mossoroense não só prestigiou o desembarque de Lula, como fez fotos ao lado do presidente. As imagens foram publicadas no Instagram pela governadora Fátima Bezerra e pelo próprio Allyson, em mais uma demonstração de maior aproximação entre os adversários políticos, que em janeiro passado protagonizaram cenas até então impensáveis, com direito a conversas, sorrisos e fotos, durante inauguração do residencial Mossoró III, realizado com recursos do Minha Casa, Minha Vida. Allyson está no União Brasil, que faz oposição a Fátima, mas ele tem espaço garantido em um partido que faz parte da base governista local e nacional: o PSD da senadora Zenaide Maia, que, aliás, deverá ser uma das candidatas ao Senado da chapa governista no RN.

Tags