Rancoroso
O ex-prefeito de São Tomé, Babá Pereira (PL), eleito por maioria absoluta, na semana passada, o novo presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn) pelos próximos dois anos, fez reclamações sobre o apoio que a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Walter Alves e o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira deram ao seu adversário na disputa, o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB). Em todas as entrevistas de rádio que concedeu após ser eleito, Babá criticou fortemente a união do bloco situacionista, inclusive, fazendo acusações de oferecimento de vantagens aos prefeitos por parte desse grupo.
Sem motivo
No entanto, Babá não disse uma sílaba sequer contra as ameaças públicas feitas por um de seus principais apoiadores, o senador Styvenson Valentim, contra os prefeitos potiguares. Em uma live já bastante conhecida e comentada, Styvenson condicionou a destinação de emendas ao voto para o seu candidato à presidência da Femurn, fazendo chantagem explícita contra os gestores. Então, na verdade, a única prova de que houve pressão, oferecimento de vantagens ou chantagem por parte de algum dos grupos envolvidos na eleição da Femurn veio justamente da turma aliada a Babá Pereira.
Sem comparação
A eleição da Femurn foi considerada nos bastidores políticos como uma espécie de prévia das eleições de 2026 justamente por conta da divisão de apoios aos candidatos: de um lado o governo e aliados, do outro a oposição liderada pelos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim. No entanto, vale ressaltar, a realidade de uma eleição majoritária real é infinitamente mais complexa e muito diferente do que ocorreu na Federação dos Municípios. A começar pelo tamanho do pleito…
Mudança?
Chegou à coluna a notícia de que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves estaria planejando deixar o PSD da senadora Zenaide Maia. A mudança de partido seria com vistas às eleições de 2026. E nesse cenário, a informação é de que o vice-governador Walter Alves já iniciou articulações para filiar o primo no MDB. Walter tem grandes chances de virar governador este ano e disputar a reeleição.
Ainda presidente
A mesma fonte levanta, ainda, a possibilidade de Carlos já ter deixado, sileciosamente, no apagar das luzes, a presidência do PSD Natal. No perfil do ex-prefeito no Instagram já não consta mais a informação de que ele comanda o partido na capital potiguar. Mas no perfil do PSD Natal o nome dele ainda aparece como “presidente da Comissão de Natal”. A coluna tentou confirmar as informações com a assessoria da legenda, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.
Desinformação
É chocante o nível de desinformação da população brasileira que acessa as redes sociais. A ‘novela’ da mentira do Pix provou isso. E os números da pesquisa Quaest, apontando que 67% da população ainda acreditavam que o governo Lula cobraria taxa do Pix mesmo após todos os desmentidos oficiais sobre o assunto, chancelam. Então há três pontos principais a serem percebidos a partir desse fato: o brasileiro médio pensa que sabe, mas não sabe, identificar as fake news e distorções que dominam as redes, a extrema-direita sabe fazer viralizar as mentiras e distorções que quer e tem a ajuda da Meta e do X para isso e o governo de esquerda está completamente perdido nesse meio.
Quem queria taxar Pix
Há muito o que se falar sobre esse assunto, mas como o espaço aqui é curto, vamos ao que interessa: Mais chocante do que a desinformação da população brasileira é o cinismo com que age a extrema-direita ao mentir sobre a taxação do Pix. Ora, quem queria taxar o Pix, na verdade, era o ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes. Em diversas entrevistas, ainda em 2020, ele afirmou sobre necessidade de se cobrar pela transação. Está em toda a internet, basta procurar, para quem quiser ler e assistir e aprender como esse pessoal mente descaradamente.
Na praia de Cotovelo, neste sábado, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), recebeu o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias e o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) para um bate-papo descontraído. “Conversamos bastante, relembramos episódios da nossa infância. Falamos de casos interessantes, de momentos políticos importantes ou de casos simples e cômicos, que hoje provocam risos. Foi bom reencontrar Vivaldo Costa, um dos políticos lutadores por Caicó e pelo nosso Sertão semiárido do Seridó”, escreveu. Presentes também o secretário de Planejamento de Paulinho Freire, Vagner Araújo, e Brenno Queiroga
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias