Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Rogério Marinho cita slogan da esquerda ao pedir união da direita no RN

O senador Rogério Marinho ligou o motor da sua pré-candidatura ao Governo e acelerou já no primeiro mês de 2025. Colocou o bonde na rua, como se diz

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 27 de janeiro de 2025 às 16:15

Afastado das articulações da extrema-direita potiguar com vistas às eleições de 2026, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), fez questão de postar, neste fim de semana, nas suas redes sociais, imagens que atestam o seu compromisso com a candidatura à reeleição da senadora Zenaide Maia (PSD), que não tem, até então, espaço no grupo liderado pelo também senador Rogério Marinho. O encontro entre Allyson e Zenaide aconteceu neste domingo em Currais Novos, durante evento com a presença do padre Flávio Melo, para a instalação do Vicariato da Imaculada Conceição. A dupla foi muito bem anfitrionada pela prefeita da cidade, Marianna Almeida (PSD)

Bonde na rua
O senador Rogério Marinho ligou o motor da sua pré-candidatura ao Governo e acelerou já no primeiro mês de 2025. Colocou o bonde na rua, como se diz. O verão tem sido o cenário para tentar unir a direita e extrema-direita com vistas ao pleito majoritário do próximo ano, aproveitando os alpendres do litoral potiguar para reunir prefeitos, ex-prefeitos e parlamentares aliados.

Time
Rogério tem pressa e quer liderar o processo para garantir a vaga de governador no grupo lotado de nomes que também querem esse lugar.

Conveniência
Nos palanques de verão, Marinho conseguiu assegurar a presença do ex-prefeito Álvaro Dias, um dos seus fortes concorrentes à vaga de candidato a governador em 2026 na chapa da direita. Pelos discursos do senador e líder da oposição no Congresso, as recentes acusações mútuas e públicas são coisas do passado.

Para relembrar
Na ocasião do conflito, há pouco mais de um ano, vale lembrar, o ex-prefeito da capital disse que Marinho tinha boicotado Natal e cancelado emendas para a cidade. No que o senador disparou logo depois: “Máscaras vão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência”.

Águas passadas
Mas isso são coisas do passado, eles dizem, o foco agora é pelo entendimento até 2026 “para tirar a esquerda do poder”. E para isso, sobraram elogios a Álvaro durante encontro do PL na praia de Búzios, litoral sul, na semana passada. “Álvaro, você é alguém que está talhado para esta tarefa”, assinalou Rogério.

Vermelhou
Ainda sobre o evento do PL na praia de Búzios, Rogério Marinho usou um slogan criado pela esquerda para pedir união da extrema-direita potiguar em 2026. “Ninguém solta a mão de ninguém”, pediu o líder da oposição.

Direita incompleta
Ao mesmo tempo em que Rogério conseguiu a atenção e presença de Álvaro Dias nos seus eventos políticos de verão, ausências importantes da direita potiguar foram sentidas: o prefeito reeleito de Mossoró com quase 80% dos votos, Allyson Bezerra (UB), e o presidente do União Brasil no RN, José Agripino.

Na dele
Allyson não deu a mínima, até agora, para os acenos do senador do PL. Marinho, que o citou em entrevista como um nome a compor a chapa de oposição, sentiu o desprezo do gestor e mandou recado, afirmando publicamente que já sinalizou para o prefeito e que agora é a vez dele retribuir. Até agora, o silêncio foi dado como resposta.

Gosto amargo
Já Agripino, que recentemente disse que não confia em Rogério Marinho, criticou à imprensa o encontro promovido pelo senador e o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo. “Ambições pessoais têm de ficar abaixo do interesse do Estado”.

Liderando o processo
Em entrevista à 98 FM, na semana passada, Rogério deu a data para a definição do candidato da direita ao Governo do RN: “No final desse ano vamos tomar uma decisão”, afirmou.

Cor e movimento
A chegada do novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, já pode ser percebida nas publicações do Governo e do presidente Lula nas redes sociais. É mudança no formato e na edição de vídeos, na postura e nas palavras utilizadas. Aquela imagem protocolar, parada, do presidente enquanto ele falava um texto para as redes já é coisa do passado.

De olho nas articulações para as eleições 2026 e unido à extrema-direita do RN, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias agora posta até a ida ao supermercado em suas redes sociais.

Tags