Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: dose extra de ânimo tomou conta da campanha de Natália Bonavides

PT nacional iniciou, na semana passada, transferências milionárias de seu fundo eleitoral para os candidatos e candidatas a prefeito e prefeita que foram para o 2° turno das eleições municipais de 2024

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 14 de outubro de 2024 às 16:45

Crescimento

Uma dose extra de ânimo tomou conta da campanha de Natália Bonavides com o resultado da primeira pesquisa sobre o segundo turno divulgada em Natal. A Seta/Band, que, inclusive, foi uma das únicas quatro pesquisas que colocaram a deputada nesta fase do processo eleitoral, acertando até o percentual obtido por ela nas urnas, apontou um crescimento impressionante da petista, que, segundo o levantamento, está empatada com Paulinho Freire. As ‘trackings’ internas também têm animado a candidatura majoritária do PT.

Motivada

“Estamos virando!”. Foi o que a coluna ouviu da governadora Fátima Bezerra, na noite deste domingo, sobre os rumos da campanha de Natália neste segundo turno. “Estou muito motivada! Clima de muita aceitação!”, disse, demonstrando animação com a possibilidade de vitória da deputada, que, se eleita, será a primeira petista a assumir o cargo.

Vinda de Lula

Na avaliação da governadora do Estado, que, neste momento, tem intensificado bastante a sua própria participação nas movimentações de rua de Natália, a vinda do presidente Lula nesta quarta-feira (16) a capital potiguar está sendo “potencializada” e “vai dar um impulso enorme” na campanha. “A expectativa da vinda dele já está contagiando e não é só a militância, é a cidade. Vi isso ontem nas caminhadas da ZN”, afirmou Fátima com exclusividade à coluna.

Investindo

E não é só a vinda de Lula a Natal que fortalece a campanha de Natália Bonavides neste segundo turno. O PT nacional iniciou, na semana passada, transferências milionárias de seu fundo eleitoral para os candidatos e candidatas a prefeito e prefeita que foram para o 2° turno das eleições municipais de 2024. E na última terça-feira (8/10) a sigla repassou mais R$ 3,2 milhões para a candidata petista à Prefeitura de Natal. No primeiro turno, ela tinha recebido R$ 6,7 milhões da legenda. As informações são do colunista do portal Metrópoles Igor Gadelha.

É o amor

Lucas Arieh Medina, advogado, é o novo amor da deputada federal e candidata a prefeita de Natal pelo PT, Natália Bonavides. O anúncio oficial do namoro foi feito há poucos dias, durante a campanha eleitoral do 1° turno, por meio de postagem romântica compartilhada por Lucas no Instagram da prefeitável.

Substituto?

E aí fica a pergunta que já corre solta nos bastidores da política local: quem poderá assumir o PL no RN com a ida de Rogério Marinho para o comando nacional da sigla?

Sucessão no PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro aceitou e deu o aval ao nome do senador potiguar Rogério Marinho para substituir Valdemar da Costa Neto como presidente do Partido Liberal (PL) a partir de 2025. A informação foi dada pela Jovem Pan News neste sábado (12). De acordo com a emissora, a troca foi sugerida pelo próprio Valdemar, que alegou que Marinho “é o nome de confiança” para cumprir a função de promover uma melhor articulação política para o PL visando as eleições 2026.

Motivo

O afastamento de Valdemar do comando do PL se deve ao fato de que o atual presidente e fundador da sigla está proibido pelo STF de conversar com o ex-presidente, já que ambos cumprem medida cautelar imposta pela Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Bom articulador

“Eles acreditam que indicando esse nome, de Marinho, que não é investigado, que não tem medida cautelar e que tem facilidade na comunicação com outras legendas, vai dar um avanço para o PL em 2026”, diz a reportagem da Jovem Pan News nacional sobre o assunto. “Valdemar se afastando da linha de frente e assumindo Rogério, que é ex-ministro, que se elegeu senador, que chegou a tentar a Presidência do Senado, é consenso que haverá uma oxigenação. Ele assumirá essa nova responsabilidade”, ressalta a emissora.

Lamentável

A propaganda eleitoral do candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire já começou o segundo turno mirando na desinformação e na mentira para contrapor a campanha da adversária Natália Bonavides. Logo nos primeiros dias da reta final do processo eleitoral em Natal, peças publicitárias do candidato do União Brasil trabalharam em cima da falsa informação – que já foi desmentida diversas vezes de 2021 para cá – de que a petista é autora de um projeto que “defende a pessoa que furta você e para não ser punida alega que foi por necessidade”.

À limpo

A afirmação é absolutamente mentirosa, uma vez que, na verdade, o PL 4540, do qual Natália foi ‘coautora’, ainda no ano de 2021, e que sequer foi aprovado pela Câmara dos Deputados, visava alterar o artigo 155 do Código Penal Brasileiro para descriminalizar o “furto por necessidade ou de valores insignificantes” prevendo que, nesses casos, o juiz aplicaria “uma pena restritiva de direitos ou multa, sem prisão”. A proposta também previa que uma ação penal deveria ser aberta apenas caso houvesse queixa do ofendido. Ou seja, o projeto não apresentava a possibilidade de não punir quem furtasse por passar fome, por exemplo. Apenas pedia que as penas fossem mais brandas.

Gabinete do ódio em Natal

Aliás, sobre o assunto fake news na campanha eleitoral de Natal, o candidato derrotado no 1° turno Carlos Eduardo Alves, assim como Natália Bonavides, também denunciou ‘gabinete do ódio’ montado pela campanha de Paulinho contra ele. A fala do ex-prefeito acusando o candidato do União Brasil de ter promovido diversas mentiras de desinformação contra ele ocorreu na última sexta-feira (11), quando anunciou sua posição no 2° turno.

Recibo

Vale lembrar que a campanha do deputado Paulinho Freire passou recibo de divulgadora de fake news ao entrar com representação na Justiça pedindo a suspensão de um site criado pela campanha de Natália para receber denúncias de divulgação de informações mentirosas, caluniosas e de violência política. Se Paulinho e seus aliados não trabalham com fake news, por que a preocupação, não é mesmo?

Tags