Líder do Governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, e o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier, conseguiram mostrar como a oposição no RN busca deixar o Estado “ingovernável”,
Publicado 11 de novembro de 2024 às 16:00
Já estava muito claro, mas o deputado estadual e líder do Governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, e o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier, conseguiram colocar de forma mais didática ainda como a oposição no RN busca deixar o Estado “ingovernável”, para usar as palavras do titular da Fazenda, com o intuito politiqueiro de desgastar a gestão estadual com vistas às eleições de 2026. O plano é divulgar na imprensa cobranças contundentes de aumentos salariais ao mesmo tempo em que se critica fortemente as maneiras encontradas pelo Executivo para recompor as perdas na arrecadação motivadas pelas Leis Complementares 192 e 194, do Governo Bolsonaro.
Ao exigir mais gastos do Estado ao mesmo tempo em que negam formas de arrecadação que irão, inclusive, beneficiar a população pobre potiguar, dentro do pacote econômico sugerido pelo Governo à Assembleia Legislativa, na semana passada, os deputados estaduais oposicionistas fazem um ataque irresponsável contra a população do Estado, contra os seus próprios eleitores. E utilizam a retórica do “aumento de imposto” para esconder a maldade deles contra os potiguares.
Vamos a um exemplo prático e recente: Na última quinta-feira (7), o deputado José Dias cobrou publicamente ao Governo o pagamento de emendas e também o reajuste salarial para algumas categorias de servidores, mas sobre os planos apresentados pela administração Fátima que visam dar segurança para o aumento de provimentos do funcionalismo do RN, Dias afirmou: “Não vejo conexão entre a decisão do Governo e o crescimento do Estado”. Dias sabe bem quais as consequências para o Estado caso o retorno do ICMS para 20% não seja aprovado, por exemplo.
No plenário da Assembleia, o deputado Francisco rebateu com muita eficiência as críticas da oposição ao pacote econômico governista quando enfatizou que a gestão petista também enviou aos deputados uma proposta para conter o aumento da despesa com pessoal. Segundo a proposta apresentada, o crescimento de gastos com pessoal não vai poder ultrapassar 80% da elevação da receita.
“Alguns dos colegas deputados que cobram que o governo corte gastos são os mesmos que apresentaram emendas criando gastos para o Estado. É assim: ‘Eu não quero que você arrecade, viu, Estado, mas eu quero que você gaste mais’. Quando vai para a mídia, cobra corte de gasto. Mas pode olhar as emendas que é criando gasto. Pode olhar as emendas que é no sentido de derrubar os mecanismos de responsabilidade fiscal”, afirmou o parlamentar.
É preciso ressaltar que o Governo abriu rodada de diálogo individual com todos os parlamentares estaduais a fim de explicar detalhadamente os argumentos a favor da volta do ICMS em 20% para combustíveis no RN, além da criação de imposto para carro elétrico e da mudança na isenção para carros usados, passando a valer somente a partir do 15° ano de pagamento de IPVA. A informação foi dada à coluna pelo secretário-Chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, durante café da manhã com a imprensa no auditório da Governadoria, no dia em que os projetos foram encaminhados pela gestão Fátima à Assembleia.
O deputado Vivaldo Costa também rechaçou as críticas dos colegas parlamentares ao pacote do Governo do Estado e defendeu a gestão da governadora Fátima Bezerra no plenário do Legislativo. Na opinião de Vivaldo, é preciso respeitar a trajetória de vida política da petista. “Aprendi com o senador Dinarte Mariz que ninguém ocupa um lugar de graça. Fátima enfrentou todas as dificuldades e se tornou deputada estadual, federal, senadora e governadora reeleita”, disse o parlamentar, que citou a recuperação das rodovias estaduais e declarou que a governadora tem feito uma gestão competente mesmo diante de desafios herdados de gestões anteriores. “Sabemos que Fátima tornou o nosso Estado viável”, afirmou.
Está em curso, segundo divulgou a jornalista Thaisa Galvão, o que podemos chamar de “aparelhamento” de emissoras de rádio pelo interior do RN para beneficiar diretamente o senador Rogério Marinho e seus aliados nas eleições de 2026. De acordo com a informação, o suplente do presidente estadual do PL no Senado, o empresário Flávio Azevedo, que já é dono da Tribuna do Norte e da rádio Jovem Pan News, “quer expandir o sistema de comunicação que dirige” e “está negociando a compra de pelo menos 3 emissoras de rádio em Mossoró e Caraúbas”. É fundamental ressaltar que emissoras de rádio e TV são concessões públicas e não podem ser utilizadas em favor de políticos.
O grupo do prefeito eleito Paulinho Freire está agraciando vereadores que não conseguiram a reeleição e que foram considerados importantes para a eleição do deputado em Natal. Na manhã desta segunda, o Diário Oficial do Município apresentou Felipe Alves e Ranieri Barbosa como integrantes da equipe de transição de Paulinho, que estarão trabalhando sob a batuta da vice-prefeita eleita Joanna Guerra, a chefe da mudança de governo, e ao lado também do vereador reeleito Aldo Clemente. Em tese, a maioria dos indicados à equipe de transição ocupam depois secretarias importantes na gestão.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias