A presidente do PT Natal, deputada Divaneide Basílio, afirmou que a decisão não terá “efeito prático” na eleição, pois já era sabido que esses vereadores estavam fazendo campanha junto ao PSD
Publicado 30 de setembro de 2024 às 16:00
A debandada de parte do MDB Natal para a candidatura de Carlos Eduardo não surpreendeu a campanha da deputada Natália Bonavides, que passou a ocupar a segunda colocação na disputa pela Prefeitura de Natal em diversas pesquisas recentes. O vice, vereador Milklei Leite (PV), disse que a atitude do presidente do MDB Natal, Júlio Protásio, de liberar os filiados para votarem em quem quiserem, não causou estranheza. A presidente do PT Natal, deputada Divaneide Basílio, afirmou que a decisão não terá “efeito prático” na eleição, pois já era sabido que esses vereadores estavam fazendo campanha junto ao PSD.
Nos corredores da Governadoria, comenta-se que apenas o MDB municipal resolveu “trair” o PT em Natal. Uma fonte do alto escalão da governadora Fátima Bezerra informou que o vice Walter Alves, presidente estadual do MDB, estava “muito chateado” com a decisão do diretório da capital.
A coluna contatou o ex-vereador Júlio Protásio, que não se posicionou abertamente sobre o assunto “em respeito a uma relação de gratidão a professora Fátima Bezerra”. “Só por isso não vou lhe passar a minha posição”, ressaltou.
Júlio Protásio protocolou denúncia de assédio eleitoral e abuso de poder econômico junto à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. Segundo ele, agentes políticos ligados ao candidato Paulinho Freire estariam pressionando candidatos a vereador do MDB a desistirem de suas candidaturas. “Aguardo a devida investigação e a punição de todos os envolvidos”, publicou nas redes sociais.
Carlos Eduardo Alves, em entrevista à Intertv Cabugi, afirmou que não deixará a Prefeitura de Natal para se candidatar ao Governo do RN ou ao Senado em 2026. O candidato foi taxativo: “Não farei mais isso porque a experiência foi dolorosa. Eu me arrependi e quero dar uma contribuição de quatro anos à minha cidade, como já dei em outros mandatos”.
A campanha de Natália Bonavides já não conta mais com a possibilidade da presença de Lula em Natal nesta semana, a última antes da votação. A ausência de Lula no primeiro turno das eleições municipais tem desagradado nos bastidores. Reportagem do UOL cita Natália como uma das candidatas que “esperavam mais” de Lula. A candidata tem chances concretas, segundo as pesquisas, de chegar ao segundo turno.
O Planalto não comenta oficialmente, mas fontes, segundo o UOL, apontam três motivos para a ausência de Lula em capitais com candidatos com chances de segundo turno: agenda corrida, ciúmes entre candidatos e evitar excesso de exposição. Lula participou apenas de atos eleitorais em São Paulo, São Bernardo do Campo (SP) e Fortaleza.
Neste domingo, uma pesquisa Ranking Brasil foi divulgada pelo portal O Potengi, a maior já realizada na capital potiguar sobre a disputa pela Prefeitura, com três mil eleitores entrevistados. A sondagem aponta um cenário de segundo turno consolidado entre Carlos Eduardo e Natália Bonavides.
Nesta semana, últimos dias de campanha e preparativos para a votação, a colunista participará de debates sobre o pleito no Jornal do Dia, na TV Ponta Negra, nesta sexta-feira (4) às 14h, no Potengicast, no sábado (5) às 10h, e na cobertura em tempo real da votação na 98FM, das 12h às 15h, no domingo (6).
Em entrevista ao jornal O Globo, a presidente do TSE, Carmem Lúcia, afirmou que há uma “ousadia” do crime organizado em querer eleger representantes para os legislativos e virar um “formulador de leis”. A ministra citou como exemplo o assassinato do prefeito de João Dias (RN), candidato à reeleição, e destacou indícios de envolvimento de facções criminosas. Pelo menos sete candidatos já foram mortos de forma violenta desde agosto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias