Mundo

Crianças são achadas vivas na selva 40 dias após queda de avião na Colômbia

Irmãos sobreviveram na Amazônia e foram resgatados por militares. A mãe delas e mais dois adultos morreram no acidente, em 1º de maio

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de junho de 2023 às 08:35

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias — Foto: Forças Militares da Colômbia/Divulgação

Após 40 dias de buscas, as Forças Armadas da Colômbia e o presidente Gustavo Petro confirmaram nesta sexta-feira (9) o resgate com vida das quatro crianças que estavam desaparecidas desde a queda de um avião. Essa notícia trouxe alívio e alegria para todo o país, que acompanhava angustiado a busca pelos pequenos.

Os irmãos, membros da etnia indígena uitoto, têm 13, nove, quatro anos e um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período em que estiveram perdidos por 40 dias na selva. Infelizmente, a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro não sobreviveram ao acidente ocorrido em 1° de maio.

A operação de busca, conhecida como “Esperança”, contou com a participação de militares e indígenas, que percorreram incansavelmente a selva em busca dos pequenos. O esforço conjunto finalmente trouxe resultados, trazendo uma imensa alegria para todos os envolvidos.

O presidente Gustavo Petro, emocionado, expressou sua gratidão e chamou o resgate de um grande presente para a Colômbia e para a vida. Em uma entrevista logo após o anúncio do resgate, ele declarou: “Nossos meninos foram cuidados pela selva”. As autoridades não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde das crianças, mas confirmaram que elas estão sob cuidados médicos.

De acordo com a imprensa colombiana, as crianças foram encontradas desidratadas, com picadas de insetos e levemente feridas, especialmente nos pés, devido às longas distâncias percorridas descalças na selva. Esses pequenos sobreviventes enfrentaram grandes desafios durante seu tempo perdidos, mas sua resiliência e determinação foram recompensadas com o reencontro com suas famílias.

Tags