Cotidiano

Costeira Parque: novo espaço de lazer, cultura e esporte em Natal

Investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 13,8 milhões. Licitação foi lançada na última quinta-feira (19)

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de agosto de 2021 às 00:08

Área de 34 mil m² na Via Costeira terá pista de skate, quadras de esportes e outros atrativos – Foto: Divulgação

 

Natal vai ganhar um novo espaço público de lazer, esporte e cultura. Na última quinta-feira (19), a governadora Fátima Bezerra lançou o edital de licitação do Costeira Parque, que será construído no terreno do antigo Vale das Cascatas, mais conhecido atualmente como ‘bosque dos pinheiros’, na Via Costeira. O local, com já vem usado há um tempo por surfistas, banhistas e público em geral, porém de forma desordenada e sem estrutura.

O Costeira Parque terá quadras de areia para esportes coletivos, academias para prática de atividades físicas individuais, área para piqueniques, pista de skate e patins tecnicamente projetada e adequada a todas as normas, área para caminhadas, espaço para contemplação da paisagem, além de um estacionamento, que servirá tanto para quem irá ao parque quanto a quem usa a Via Costeira para outras atividades.

“Dentro do conceito da preservação ambiental, manteremos toda a arborização existente, e essa será ampliada de forma a garantir um maior sombreamento de toda a área. E ainda todos os aspectos e impactos ambientais foram considerados de forma a serem mitigados ou até superados”, comenta o secretário de Infraestrutura do Estado, Gustavo Coelho.

O investimento total é de R$ 13,8 milhões e o prazo de execução é de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço – o que deve ocorrer após a conclusão do processo licitatório. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (20).

Durante a solenidade informal de lançamento do edital, realizada na área de 34 mil m2 onde será construído o Costeira Parque, a governadora Fátima Bezerra disse sentir uma imensa alegria por sua gestão ter a capacidade de viabilizar o projeto, que se arrastava há anos, desde gestões passadas.

“Agora é pra valer! Eu passo por aqui e vejo as pessoas vindo para esse ambiente, esse cenário belíssimo, e até então o poder público não tinha tido a sensibilidade e a capacidade de dotar essa área com os equipamentos necessários; um parque que acolha as ações de esporte, de cultura, de lazer, associado à defesa do meio ambiente. Isso é qualidade de vida, é respeito pelas pessoas – em primeiro lugar para os que moram aqui e os que nos visitam. Aqui é um corredor turístico muito importante para Natal e para o Rio Grande do Norte”, avaliou a chefe do Executivo estadual.

Para poder viabilizar o parque, coube à SIN/RN revisar e adequar todos os projetos anteriores, rever orçamentos, realizar estudos de impacto ambiental e realizar audiências públicas para avaliação da sociedade e debates. O projeto arquitetônico foi de autoria da arquiteta Érica Mendes, quando bolsista do Idema/RN, tendo sido ajustado pela equipe da Coordenadoria de Projetos da Secretaria de Infraestrutura.

Tags