A Neoenergia Cosern ampliou o uso da tecnologia nas ações de manutenção preventiva dos 55 mil quilômetros de rede elétrica de alta, média e baixa tensão, além das subestações, espalhadas pelo Rio Grande do Norte. Equipamentos como drones e veículos do tipo furgão, equipados com câmeras de termovisão, são cada vez mais utilizados pela distribuidora na manutenção preventiva, identificação e correção de pontos de calor no sistema elétrico.
”As ações fazem parte das estratégias de inovação da empresa para reforçar a confiabilidade do sistema e o fornecimento de energia em todo o estado. A alteração da temperatura acima de 60º pode ser um indicativo de que aquele equipamento precisa de intervenção imediata ou manutenção prioritária”, explica Thelmo Varela, gerente de Operações da Neoenergia Cosern.
Com quatro anos em circulação, os dois veículos equipados com câmeras de termovisão já percorreram aproximadamente 60 mil quilômetros por todos as regiões do território potiguar. A tecnologia termográfica identifica a temperatura de cada objeto naquele momento. A rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas, seja no sertão ou litoral.
Outro tipo de tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada são os drones acoplados aos termovisores. Eles auxiliam na inspeção de locais de difícil acesso, principalmente na zona rural dos municípios por onde passa a rede elétrica da Neoenergia Cosern, além de obter imagens com mais detalhes. Em paralelo ao uso dos veículos e drones, as inspeções também são feitas a pé, em áreas de difícil acesso como regiões alagadas, por exemplo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias