Inauguração da usina solar foi realizada nesta segunda-feira (9) - Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Cotidiano

Energia Cosern inaugura usina solar instalada no Instituto Santos Dumont, em Macaíba

Usina tem 200 kWp com estimativa de geração anual de 328,16 GWh, o que representa suprir em torno de 50% o consumo da instituição

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de dezembro de 2024 às 20:30

A Neoenergia Cosern e o Instituto Santos Dumont (ISD) inauguraram, nesta segunda-feira (9), a usina solar fotovoltaica instalada no teto do edifício-sede do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), no distrito de Jundiaí, zona rural de Macaíba. As ações de eficiência energética com troca de lâmpadas ineficientes por LED e a instalação da usina na instituição, ao longo deste ano, somam mais de R$ 727 mil em investimentos viabilizados através do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Este é um dia bastante especial para a Neoenergia Cosern. Nós conhecemos hoje as instalações do Instituto, que realmente são de nível internacional. Então, que seja a primeira de muitas parcerias que estão por vir entre a Neoenergia e o Instituto Santos Dumont”, projeta Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia.

A usina tem 200 kWp com estimativa de geração anual de 328,16 GWh, o que representa suprir em torno de 50% o consumo da instituição, além de reduzir o custo anual da conta de energia em aproximadamente R$ 152 mil. Nos prédios do ISD, a Neoenergia Cosern substituiu 5.728 lâmpadas internas ineficientes por equipamentos com a tecnologia LED, que possuem maior luminosidade, duração e qualidade. A eficientização da iluminação trouxe uma economia de energia estimada em 125,05 MWh/ano e a retirada de demanda no período de pico de 27,41 kW.

“A usina fotovoltaica vem em um momento importante para o Instituto porque há dois anos iniciamos o projeto de construção da subestação abrigada de energia do IIN-ELS, que já se encontra em funcionamento e vai possibilitar a ativação de toda a estrutura administrativa e de pesquisa. E a usina fotovoltaica, somada a essa questão, não só é importante por gerar um terço da energia consumida pelo IIN-ELS, como também por estar alinhada ao compromisso do ISD de defesa do meio-ambiente e da sustentabilidade”, afirma Jovan Gadioli dos Santos, diretor-administrativo do ISD.

A instalação da usina fotovoltaica foi anunciada em abril deste ano, durante o evento que celebrou os 10 anos do ISD como Organização Social pelo Ministério da Educação. Na ocasião, Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, destacou a importância da parceria para fomentar o uso de energias renováveis em instituições voltadas para pesquisa e inovação.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes das duas instituições parceiras. Pelo ISD, estiveram presentes Jovan Gadioli dos Santos, diretor-administrativo; Edgard Morya, gerente do IIN-ELS, Lilian Lisboa, gerente do Anita; e Jobson Rosseni, engenheiro de manutenção. Representando a Neoenergia Cosern, participaram Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes; Priscila Simonetti, gerente de Relações Institucionais; e Gabriel Lopes, engenheiro de Eficiência Energética. Além de inaugurar a usina, os representantes da Neoenergia também visitaram os laboratórios de pesquisa e conheceram a área de atendimento e reabilitação do IIN-ELS, que integra o Centro Especializado em Reabilitação (CER V) do ISD.

Tags