Em audiência com o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes e parte de sua equipe técnica, nesta segunda-feira (2), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) debateu a implantação da nova política de saúde mental no Estado. Do Cosems estiveram presentes: a presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), a vice-presidente Dailva Bezerra (Boa Saúde), a diretora Ângela Wilma (Major Sales) e o secretário executivo Sueldo Queiroz.
“As dificuldades estruturais e de financiamento para abertura de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, proposta contida na nova Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde, foi o principal norte de debate durante nossa audiência na Secretaria Municipal de Saúde de Natal”, esclareceu Maria Eliza Garcia.
Ainda segundo a presidente do Conselho de Secretarias, o Estado do Rio Grande do Norte é formado por mais de 70% de municípios de pequeno porte e que não dispõem de condições estruturais para receber pacientes psiquiátricos.
“Como encaminhamento dos debates, inicialmente, verificaremos junto a Secretaria de Estado da Saúde Pública [Sesap] o real desenho da Rede Psicossocial no Rio Grande do Norte e, posteriormente, levaremos esta realidade para conhecimento de outros atores”, pontuou Maria Eliza Garcia, apontando que o município de Natal, sozinho, não tem como atender toda a demanda de saúde mental do Estado.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias