O risco iminente de acidentes envolvendo a energia elétrica em virtude do transbordamento do Açude Pataxó, na região de Ipanguaçu, levou a Neoenergia Cosern a suspender o fornecimento de energia elétrica de maneira preventiva, temporária e seguindo critérios de segurança para 86 clientes no Bairro Ubarana. A cheia do reservatório invadiu imóveis ao longo dessa quarta-feira (10) e provocou a retirada de dezenas de famílias de casas e comércios locais.
Equipes técnicas da distribuidora percorreram o trecho inundado e identificaram o risco de acidentes como choques elétricos e curtos-circuitos em razão do nível da água nos imóveis, superior a um metro de altura em dezenas deles. A interrupção no fornecimento de energia de maneira repentina é uma decisão que visa proteger a população de qualquer risco. Somente com a redução desse volume, no início da noite da quarta-feira, os clientes começaram a ser religados.
Até as 10h desta quinta-feira (11), 13 unidades consumidoras seguiam sem energia por apresentarem algum risco – como o nível de água acima do considerado seguro para o restabelecimento do serviço. Equipes técnicas da Neoenergia Cosern estão de prontidão em Ipanguaçu, em contato direto com representantes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para quaisquer necessidades.
Nos locais com registros de enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas, medidas de segurança devem ser seguidas. Uma delas é desligar o disjuntor geral do imóvel a qualquer sinal de invasão pela água. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica Gilmar Mikeias, gerente de Operações da Neoenergia Cosern.
O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern pelo número 116. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.
A Prefeitura de Ipanguaçu criticou a decisão da Cosern de interromper temporariamente o fornecimento de energia elétrica no bairro Ubarana, sem aviso prévio à administração municipal.
O Município informou que está consultando seu departamento jurídico e tomará as medidas necessárias para reverter a situação. O objetivo é restabelecer o mais breve possível o serviço de energia, minimizando os impactos negativos sobre os comerciantes e moradores dependentes desse essencial serviço.
LEIA A NOTA
A Prefeitura de Ipanguaçu repudia a decisão de desligamento temporário da rede de energia no bairro Ubarana por parte da companhia Cosern.
A administração municipal não foi comunicada previamente sobre a medida e lamenta a forma como a distribuidora de energia conduziu tal situação, sob justificativa de condições de segurança por conta do volume de água na região.
Embora reconheça o quão valorosa e louvável a empresa seja para o setor elétrico no RN, a Prefeitura de Ipanguaçu vai consultar seu corpo jurídico e adotar medidas cabíveis no intuito de reiterar os fatos para que se possa imediatamente restabelecer o fornecimento, não prejudicando comerciantes e moradores que dependem dos serviços de eletricidade.
A Prefeitura de Ipanguaçu conta com a compreensão e ação corretiva por parte da empresa neste assunto de suma importância e se solidariza com todas as pessoas prejudicadas, reforçando o compromisso em defender sempre os interesses da população!
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias