George Antunes aponta que o esquema pode ser o responsável pela superlotação das UPAs em Natal – Foto: Julia Galvão/Novo Notícias
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren RN) se manifestou nesta quinta-feira (18) sobre as declarações do secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, sobre o suposto esquema de atestados médicos falsos na saúde pública municipal.
O Conselho repudiou as palavras do gestor que se referiu ao casos como “o principal motivo para a superlotação nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da capital potiguar”. A entidade informou que está acionando o seu setor jurídico para atuar no que entenderem ser necessário neste caso. A nota diz ainda que atitudes como esta reforçam o “desrespeito e a desvalorização” que a classe da enfermagem sofre.
Leia também:
Venda de atestados em Natal será denunciada ao MPRN
A nota é encerrada com a promessa de que tudo que estiver ao alcance do Coren RN será feito, com o intuito de defender a classe, se preciso, “com o rigor máximo da lei”.
Confira a nota do Coren sobre os atestados na íntegra:
“NOTA DE REPÚDIO
O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte vem a público expressar seu repúdio absoluto às declarações do Secretário de Saúde do Município de Natal, George Antunes, quanto ao esquema de atestados falsos por parte dos servidores, referindo ser esse o principal motivo para a superlotação nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da capital potiguar.
Estamos mobilizando nosso setor jurídico para providenciar a intervenção que nos couber. Episódios como este reafirmam o estado de desrespeito e a desvalorização ao qual a Enfermagem é submetida diuturnamente. O DEFICIT de profissionais de Enfermagem nas UPAs de Natal é gritante e do conhecimento do Senhor Secretário, que há mais de um ano baixou portaria criando uma Comissão para fazer o Dimensionamento dos serviços de saúde. Até hoje nada foi apresentado aos Conselhos Profissionais ou a população que sofre com a superlotação nas unidades. Somado a tudo isso, os profissionais são submetidos a péssimas condições de trabalho, falta de insumos e materiais que provocam o adoecimento dos trabalhadores.
Todas as medidas que couberem ao Coren-RN em desfavor do posicionamento apresentado pelo secretário serão tomadas com o rigor máximo da lei. A Enfermagem merece respeito!
NATAL, 18 DE MAIO DE 2023″
Bombando no Novo Notícias