A equipe potiguar da Safef é a atual vice-campeã do Nordeste - Foto: Divulgação

Esporte

Inclusão Copa Norte Nordeste de futebol de amputados acontece em Natal

A competição acontece neste fim de semana; o RN é representado pela equipe da Sadef, que faz o jogo de abertura nesta sexta-feira (17)

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de maio de 2024 às 15:02

A equipe potiguar da Safef é a atual vice-campeã do Nordeste – Foto: Divulgação

Seis equipes já estão em Natal para a disputa da Copa Nordeste de futebol de amputados. Mais que um evento de futebol, a Copa é uma aula de inclusão, superação e respeito. “O futebol é o esporte mais praticado e querido do Brasil, e claro que as pessoas com deficiência não poderiam ficar de fora. O esporte foi adaptado para que nós também possamos jogar, e garanto que essas equipes que vem a Natal jogam muito”, afirma Dário Gomes, presidente da Sadef, que organiza o evento e representa o RN na disputa.

O time da Sadef é vice-campeão do Nordeste e entra para brigar pelo título, com uma equipe formada por atletas jovens e experientes. Eles treinam uma vez por semana e vão fazer o jogo de abertura do campeonato, nesta sexta, 17 de maio, contra o time do Projeto Faça do Deficiente um Atleta, do Ceará. O campeonato segue até o domingo, no Complexo Joan Futebol Center, no bairro da Quintas. O evento é realizado pela Sadef, Confederação Brasileira de Futebol para Amputados e Complexo Joan Futebol Center, com apoio do Governo do Estado, RN +, Caern, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau e ArtMed.

Futebol de amputados

Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60m x 38m. A modalidade conta com poucas regras diferentes das praticadas no futebol society. Cada equipe tem 7 jogadores. O goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas.

Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado, assim com a muleta na bola. No futebol de amputados, o lateral é cobrado com o pé. As partidas tem dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. E além de não ter limite para substituições, os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de parar o tempo, com a exceção do goleiro, que precisa que o cronômetro seja parado para ser substituído.

Tabela de jogos

Sexta-feira, 17/05
20h – Sadef/RN x PFDA/CE
21h – EC Bahia x Vitória/BA
22h – Piauí x Adesul/CE

Sábado, 18/05
8h30 – EC Bahia x Adesul/CE
9h30 – Sadef/RN x Piauí
10h30 – Vitória/BA x PFDA/CE

Domingo, 19/05
16h – EC Bahia x Sadef/RN
17h – PFDA/CE x Adesul/CE
18h – Vitória/BA x Piauí

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags