O Governo do Estado do RN já tem a confirmação do primeiro nome a deixar o alto escalão da administração para concorrer nas eleições do próximo outubro. Pedro Lopes, controlador-geral do Estado, anunciou por meio de suas redes sociais, a decisão de se colocar como pré-candidato a deputado estadual.
O gestor esteve reunido com a governadora Fátima Bezerra, na manhã desta quinta-feira (17), momento em que o martelo foi batido. Com a decisão, Pedro Lopes precisará deixar o Governo nas próximas semanas, para cumprir as normas da legislação eleitoral que determinam desincompatibilização de seis meses para que ele, por ocupar cargo equivalente a de um secretário, possa concorrer ao cargo de deputado estadual.
Além de anunciar a pré-candidatura, o controlador-geral também informou que vai preencher a ficha de filiação do Partido dos Trabalhadores nos próximos dias.
“Bom dia, após conversa no café da manhã com a Governadora @fatimabezerra13 , anuncio minha pré-candidatura a deputado estadual no pleito de 2022. Em breve, estarei me filiando ao @13ptrn“, disse Pedro Lopes em seu Instagram.
A expectativa é de que pelo menos outros quatro membros do alto escalão potiguar percorram caminho semelhante. Os secretários estaduais de Gestão de Projetos, Tributação e Desenvolvimento Econômico, Fernando Mineiro, Carlos Eduardo Xavier e Jaime Calado, devem se desincompatibilizar para participarem da corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados. A vereadora licenciada Júlia Arruda, titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, também deve deixar o Governo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Mineiro concorreu em 2018 pelo PT e foi um dos mais votados, contudo, após intensa disputa judicial, acabou não exercendo o mandato. Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, é presidente estadual do PROS e deve encarar sua primeira disputa proporcional nas urnas, enquanto que Cadu Xavier, fará sua estreia na política e a exemplo de Pedro Lopes, deve se filiar ao PT nos próximos dias. Já Júlia Arruda, no PCdoB, estava em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Natal quando assumiu a pasta estadual e deve entrar na disputa pela sigla do vice-governador.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias