Durante entrevista, nesta quinta-feira (5), o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, esclareceu pontos relacionados à CPI da Covid e da Arena das Dunas, que iniciaram essa semana na Assembleia Legislativa do RN.
Relativo a CPI da Arena das Dunas, Pedro Lopes informou que o Governo já vem promovendo a regularização dos problemas encontrados na auditoria promovida pela CONTROL. Ele destacou a cobrança de R$ 13 milhões a título de repartição das fontes adicionais de receitas, relativo ao período de novembro de 2015 a junho de 2020. “Em relação a competência do 2º semestre de 2020 já cobramos o nosso direito, no valor de R$ 308 mil, diretamente por meio de compensação”, afirma o Controlador.
Sobre a CPI da Covid, o Controlador destacou que o Governo está tranquilo em relação aos contratos que serão investigados porque todos seguiram os ritos processuais da legislação em vigor no país, a Lei Federal nº 13.979, de 2020. Contudo, apresentou indagação sobre o papel da CPI sobre 10 contratos executados com recursos federais, “pois o STF já definiu que o legislativo federal e estadual não possui competência de fiscalizar contratos firmados com recursos federais, que é exclusiva do Tribunal de Contas da União”.
Essa compreensão está contida na ADPF 848 MC/ DF, relatado pela Ministra Rosa Weber, que também confirma que as CPIs não podem convocar chefes do poder executivo, seja federal, estadual ou municipal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias