O SENAI do Rio Grande do Norte e a Vestas, líder mundial na fabricação, venda, instalação e manutenção de aerogeradores em parques eólicos, realizam na próxima quinta-feira (23/11), em Natal, a primeira oficina “Ensino do futuro: práticas escolares em energia”, que tem o objetivo de estimular a inserção de conteúdos sobre energia eólica em escolas da rede pública.
A ação – a primeira de um projeto conjunto das instituições nas áreas de inclusão e diversidade – terá como foco o desenvolvimento de exercícios e atividades para aulas de matemática no estado. O Rio Grande do Norte é líder nacional em geração de energia eólica.
Segundo a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, 50 vagas foram disponibilizadas para participação de professores e professoras de matemática do 1º ano do Ensino Médio.
As atividades serão realizadas, de forma gratuita, como parte da programação do Fórum de Energias Renováveis, evento promovido pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis, com o apoio do SENAI, no Hotel Holiday Inn.
Incrições
As inscrições para a oficina estão abertas no site: https://www.sympla.com.br/
“A ideia do projeto surgiu a partir de um convite que o SENAI do Rio Grande do Norte recebeu da Vestas, este ano, para fazer parte do grupo de diversidade e inclusão da empresa”, explica a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira.
“Em meio às discussões que travamos no contexto do grupo, pensamos em várias possibilidades de atividades envolvendo educação e considerando que a empresa tem profissionais trabalhando cotidianamente com situações que envolvem números e soluções de problemas, com dados, pensamos ‘por que não trazer isso para as salas de aula?’ e o ensino da matemática foi naturalmente escolhido para início do projeto”, complementa ela.
Programação
A programação da oficina trará um panorama da indústria eólica e exemplos de enunciados possíveis para questões que incluam o setor, como inspiração para aplicação em exercícios realizados nas salas de aula. Os supervisores da área de O&M da Vestas, Lucas Castro, Mario Gomes da Silva e Michell Andrade, conduzirão as atividades.
A intenção, segundo as instituições envolvidas, é despertar o interesse de estudantes para a área, que cresce no Brasil e pode ser encarada como potencial campo de atuação profissional no futuro.
“Nós pensamos no primeiro ano do ensino médio porque ali estão adolescentes entrando na reta final da formação na escola e que devem estar pensando que rumo de carreira seguir, que curso, qual graduação ou curso técnico. Esse projeto ajuda no entendimento do que é energia eólica, do porquê isso está acontecendo no estado, do porquê o Rio Grande do Norte é líder na produção do setor e planta uma semente naquele professor ou professora, que serão os multiplicadores desse conhecimento em sala de aula”, observa Amora Vieira.
Caminhos
Esta não é a primeira vez que o SENAI-RN e a Vestas se unem em projetos que envolvem a educação. A convite do SENAI-RN, a empresa participou, em maio deste ano, em São Paulo, de uma série de discussões do Comitê Técnico Setorial Nacional de Energias Renováveis, do SENAI, sobre os perfis profissionais que as indústrias de energias renováveis querem contratar e os caminhos para a formação de pessoal na área.
O Comitê funciona como um fórum técnico consultivo para subsidiar a elaboração dos perfis que atendam à atividade e a reestruturação dos programas de educação desenvolvidos pela rede SENAI. Empresas e outras instituições que atuam em diferentes segmentos no mercado de energias renováveis participam dessa construção.
Em 2022, o SENAI-RN também executou no Rio Grande do Norte o primeiro programa Keep it Local, iniciativa conjunta da Vestas e da EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo. Por meio da iniciativa, 25 pessoas foram formadas para operar e manter parques eólicos. Mais de 50% eram mulheres, um resultado apontado como importante no caminho para a igualdade de gênero no setor elétrico.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias