Economia

Construção civil: uso de tecnologias acelera vendas no mercado potiguar

Incorporadoras que apostam em inovação estão vendo seus negócios ganharem novas dimensões; startup potiguar tem contribuído com essa revolução do mercado construtivo

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de dezembro de 2023 às 15:30

Marcelo Pandolphi e Rhenan Medeiros, da Liveprint – Foto: Flavia Lorenna

A construção civil, assim como vários setores da produção e dos negócios, precisa se reinventar e aderir às novidades que o mercado oferece, sob pena de ficar ultrapassada e ver as vendas minguarem. O resultado dessa mudança é a entrega de produtos cada vez mais tecnológicos, modernos e automatizados no mercado imobiliário, o que garante mais segurança, conforto e praticidade aos clientes.

Uma das incorporadoras com destacados investimentos nas chamadas novas tecnologias é a Moura Dubeux, que atua em quase todo o Nordeste, e hoje conta com mais de 25 projetos entregues em Natal.

“A Moura Dubeux está continuamente investindo em inovações, notadamente, em ferramentas digitais e tecnológicas a fim de promover a melhor experiência para nossos clientes. Encontramos esses investimentos nas etapas de prospecções de novos clientes, através de softwares de inteligência artificial que mapeiam grandes dados, objetivando ofertar aquilo de melhor para o interessado, bem como no relacionamento daqueles que já adquiriram suas unidades. Também há ferramentas no processo construtivo, voltadas ao controle de qualidade, planejamento e monitoramento de indicadores”, explica Wescley Magalhães, gerente de Incorporação da Moura Dubeux.

A empresa pernambucana, que celebrou neste ano de 2023 a marca de 40 anos no mercado nordestino, escolheu usar a tecnologia não apenas no processo burocrático e de vendas.

“Há sempre espaço para melhorias, obviamente, mas enxergamos que já trilhamos um avanço quando nos deparamos com a automação de nossos processos atuais. Mapeamos e manejamos informações, através de um time robusto de TI, dedicado exclusivamente a nossa operação em sete estados do Nordeste, com políticas rígidas de manuseio e acesso ponta-a-ponta. ”, completa Wescley Magalhães.

Neste contexto, a startup potiguar Liveprint, que já atua no mercado nacional criando soluções para aumento das vendas dos seus clientes, intensificou seu portfólio de serviços para o mercado imobiliário, oferecendo em uma plataforma única, todas as etapas necessárias para a venda de um imóvel com sucesso.

Marcelo Pandolphi, Diretor de Inovação (CIO) e fundador da Liveprint, comenta sobre a experiência do uso da tecnologia no mercado da construção civil. “Hoje, o corretor tem na palma da mão, na tela do seu smartphone um leque de possibilidades de divulgar seus imóveis, com muita agilidade, baixíssimo custo e interatividade imediata com seus potenciais clientes. Em nossa plataforma, a Liveprint, cerca de 40 mil corretores de todo o país geram novos materiais de divulgação diariamente com muita facilidade e através desses materiais impactam mais de 10 milhões de consumidores por mês”, explica Pandolphi.

O empresário explica também sobre o impacto causado na comercialização de imóveis a partir do uso de tecnologia.

“O principal impacto está na aceleração das vendas. A interatividade permite que vendedor e cliente negociem com muito mais agilidade e troca de informações. Além de eliminar qualquer barreira geográfica, por exemplo”, explica Pandolphi.

O engenheiro Pedro Escóssia é diretor da WSC Empreendimentos, uma das muitas empresas do setor que aderiram ao fluxo tecnológico. “Já foi o tempo que se poluía uma cidade com panfletos ou outdoor por todos os cantos”, comenta Escóssia, que conta sobre as facilidades alcançadas após o uso de ferramentas tecnológicas no processo produtivo e comercial da empresa.

“Por opção da empresa, conseguimos fazer o processo de venda de forma 100% digitais. Desde o primeiro contato com o cliente, até a concretização do negócio, com assinatura do contrato”, explica Pedro Escóssia.

Ele lembra o momento em que o mercado teve que mudar a forma de olhar para a tecnologia nos negócios imobiliários. “A pandemia acelerou e obrigou a todos nós adequar-nos a uma realidade na qual o mundo digital domina o mercado, e as empresas que se resistirem a essa evolução estarão fadadas a desaparecer. A internet permite o consumidor ter um nível de informação nunca antes visto. Há 10 anos, se você queria comprar um imóvel no bairro ‘x’, você pegava o carro e saía procurando placas de ‘vende-se’”, continua o diretor da WSC Empreendimentos, que completa falando novamente sobre ganhos da adesão ao mundo tecnológico: “Hoje existe a facilidade de contratos 100% digitais, onde evita-se imprimir um volume gigantesco de papel, torna o processo muito mais ágil, seguro e prático”, encerrou.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags