Foto: Carla Belke

Cotidiano

Turismo Conselho Gestor discute melhorias para aumentar visitação no Parque da Cidade

Estímulo ao ecoturismo foi uma das necessidades apontadas pelos gestores durante reunião

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de março de 2025 às 10:06

Aconteceu na terça-feira (18) a quarta reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte (CONPARQ), na Biblioteca do Parque. O encontro teve como objetivo principal discutir as necessidades, para a elaboração de plano de ações que promovam melhorias e estimulem as pessoas a frequentarem a Unidade de Conservação (UC).

O encontro foi conduzido pela secretária adjunta de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Eudja Mafaldo e contou com a presença de representantes da secretaria de Turismo de Natal (Setur), do Horto Florestal Parque das Serras, do Conselho Comunitário da Cidade Satélite (Concitel), da Associação Cidade Nova (INOVA), do IFRN, do ICMBio, da Fecomércio e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

As principais necessidades elencadas durante a reunião foram: as de melhoria da publicidade feita em relação ao Parque, estímulo ao ecoturismo, visto que o parque dispõe de atribuições para esse nicho, como as trilhas guiadas e as bicicletas que estão disponíveis para aluguel, que podem ser usadas nas trilhas pavimentadas. A partir disso, executar um plano de ação que vise incentivar o turismo no local.

Segundo a secretária, Eudja Mafaldo, durante a reunião, diversas sugestões foram apresentadas pelos Conselheiros, com o enfoque em ideias de atrair o público para as atrações do parque. Uma delas é a Torre que tem uma vista maravilhosa, que infelizmente, é pouco visitada.

Para a representante da Setur, a secretária adjunta, Christiane Alecrim, foi uma reunião muito proveitosa. “Ficamos entusiasmados em discutir novas alternativas para este espaço. Programações para crianças, como oficinas de leitura e pintura coletiva são de grande importância para o público infantil. Queremos melhorar esse espaço, para que ele seja acessível a toda a população”, disse ela.

Também foi discutida a possibilidade de trazer pontos gastronômicos para o local. “Discutimos bastante sobre a possível retomada de um possível ponto gastronômico no parque, para que facilite o acesso a alimentação”, finalizou Alecrim.

A adjunta da Semurb, Eudja Mafaldo, também ressaltou a importância do encontro: “A reunião foi bastante produtiva, essa chuva de ideias para começar o ano é bastante estimulante. Daqui a uma semana faremos mais um encontro rápido, remotamente, para dentro das ideias elencadas, estabelecermos as prioridades do ponto de vista ambiental e do que é possível ser feito de imediato”, disse ela.

Em maio, com data a ser marcada, o Conselho deve se reunir novamente no Parque da Cidade, para dar andamento às propostas apresentadas e elaborar um cronograma de ações para realização dos projetos sugeridos pelos Conselheiros. “Deveremos avaliar e dividir as propostas a serem desenvolvidas em grupos de curto, médio e longo prazo, de acordo com a capacidade de investimentos públicos, mas também traçando estratégias para buscar parcerias que possam viabilizar as melhorias pretendidas, finalizou Mafaldo.

O Conselho foi formado a partir de um edital, em fevereiro de 2024. São algumas das suas atribuições: acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de ação, garantindo o seu caráter participativo, facilitar o desenvolvimento de parcerias com o objetivo de promover melhorias dos recursos ambientais, propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação entre a população e o Parque.