Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua começa nesta quinta, 11

Serão debatidos assuntos relativos à Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de agosto de 2022 às 21:28

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN) realiza nesta quinta, 11, e sexta-feira, 12/08, o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O CEP RN tem como tema central: “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a engenharia, a agronomia e as geociências”. O evento é preparatório para o Congresso Nacional que acontecerá em outubro.

A Presidente do CREA/RN, Ana Adalgisa Dias, falou ao NOVO Notícias sobre o trabalho prévio feito pelo CREA nas microrregionais de Caicó, Mossoró, Assu e Pau dos Ferros, que possibilitou aos profissionais da categoria, avaliar e definir soluções em suas áreas, além de elaborar propostas que serão apresentadas no Congresso Nacional, em Goiânia.

Foto: divulgação

“O Congresso Estadual é preparatório para o nacional. Nós ouvimos os inspetores dessas regionais sobre as demandas locais, questões técnicas da categoria para a elaboração das propostas que serão levadas para Goiânia em outubro. E o Congresso Nacional dos Profissionais, tem o objetivo de compilar todas as propostas que serão aprovadas lá. São propostas importantes para a mudança do nosso sistema”, afirmou Ana Adalgisa.

Para a abertura do evento prevista para as 19h desta quinta-feira, 11, o coordenador do MAIS RN, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), José Bezerra Júnior, fará uma palestra magna sobre o Desenvolvimento do Estado, em seguida haverá palestra do IEL, onde serão apresentados eixos temáticos com dados atuais de PIB, geração de empregos na indústria e indicadores econômicos do RN.

Na sexta-feira,12, a programação estará voltada para o Congresso Nacional dos Profissionais (CNP) e a análise e discussão das propostas que serão encaminhadas para o evento em outubro.

AGENDA DO DESENVOLVIMENTO

Em paralelo a esse trabalho realizado para os congressos estadual e nacional, o CREA/RN está empenhado em produzir uma Agenda do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“Aproveitamos a oportunidade já que o tema principal do Congresso Nacional é ‘Desenvolvimento Nacional do Brasil através da engenharia’ e estamos criando a nossa Agenda do Desenvolvimento. Então, a partir dos dados coletados nas microrregionais, estamos construindo uma agenda com demandas setoriais por região e analisando oportunidades que podem ser ofertadas para o melhor andamento e aproveitamento das potencialidades do nosso Estado”, destacou Adalgisa Dias.

A Agenda do Desenvolvimento do RN está em fase final da coleta de dados e deve ser apresentada aos candidatos ao Governo do RN e Senado Federal, no próximo mês de setembro.

“Já na quinta-feira, 11 nós vamos discutir essa agenda com a região metropolitana, depois com as entidades de classe e em seguida a gente fecha a agenda (física) e entrega aos candidatos ao Governo do RN e Senado Federal.

Além do material físico, o CREA/RN trabalha um portal (BI) da Agenda do Desenvolvimento, que deverá ser atualizado com frequência.

“É importante que essa agenda seja atualizada mensalmente, anualmente, para que futuros gestores tenham acesso e saibam o que apresentamos em 2022, o que foi executado, o resultado gerado ou até mesmo o que não pôde ser implantado”, finalizou Ana Adalgisa.

O Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) será realizado na sede do CREA/RN, na av. Senador Salgado Filho.

Tags