Preocupados com o possível fechamento da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (ABENÇÂO), profissionais, pais e crianças protestaram contra a falta de pagamento de servidores da saúde de Pau dos Ferros. O movimento aconteceu em frente à Associação, que é pioneira e destaque no atendimento à população há 28 anos na região do Alto Oeste, englobando 37 municípios potiguares.
Segundo a diretoria da ABENÇÂO, a prefeitura só pagou o mês de janeiro porque o jurídico conseguiu através de uma liminar. Ainda segundo a Associação, já são 4 meses sem o repasse devido para custear os serviços prestados e os salários dos profissionais.
Por mês, são feitos 1.000 atendimentos e cada paciente passa por 4 especialistas no Centro Especializado em Reabilitação. Dentre as especialidades ofertadas para a população, estão: Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, Enfermagem, Clínico geral, Nutricionista, Ortopedista, Otorrino, Neurologista e Oftalmologista. Além dessas, a instituição dispensa bolsas de colostomia e assistência após remoção. A população também dispõe de uma oficina ortopédica com dispensação de próteses e órteses. Tudo isso de forma 100% gratuita e via SUS.
A diretoria da ABENÇÃO promoveu o manifesto com a adesão das famílias atendidas e convocou a população de Pau dos Ferros para fazer um pedido de socorro ao Município. “Nós não queremos favor da prefeitura. Queremos o que é justo e de direito. O Ministério da Saúde tem repassado fielmente os recursos para o município. Mas, por qual razão desconhecemos, esses valores não chegam até nós. Muitas vidas serão afetadas se paralisarmos e é por elas que ainda estamos trabalhando sem nenhum centavo da prefeitura”, desabafou Dra. Nadja Diógenes, Fisioterapeuta e Coordenadora Geral da ABENÇÃO.
No último dia 3, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a migração da gestão dos recursos da ABENÇÃO para o Governo do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Pau dos Ferros está recorrendo, alegando que tem interesse em gerir os serviços da Instituição.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias