Geral

Como dialogar com crianças diante dos registros de violência no RN

Especialista explica como o consumo excessivo de atos violentos e temas sensíveis na televisão e redes sociais prejudica a rotina das crianças; veja orientações sobre como os pais podem lidar com a situação do dia a dia

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de março de 2023 às 16:00

Nadja Waleska fala sobre a exposição de crianças à violência

Nadja Waleska fala sobre a exposição de crianças à violência – Foto: Divulgação

Com o acesso facilitado a TV e internet, tem sido cada vez mais importante que pais e responsáveis acompanhem de perto tudo aquilo que é visto e ouvido pelas crianças. Em um cenário em que vários casos de violência acontecem, especificamente nos últimos dias no Rio Grande do Norte, é natural que os veículos de comunicação foquem no tema. Por isso, os adultos precisam estar atentos aos pequenos.

A psicóloga do Ensino Fundamental, Nadja Waleska, fala sobre o resultado da exposição de crianças a casos violentos nos meios de comunicação. Com grande potencial para transmitir ou imitar a realidade, tanto a televisão quanto a internet podem acabar exercendo forte influência no público infantil.

“Embora seja importante que as crianças estejam informadas sobre o mundo ao seu redor, a exposição excessiva ou inadequada a notícias sobre violência pode ter efeitos negativos na saúde mental e emocional das crianças”, alerta Nadja, que é psicóloga do Colégio Nossa Senhora das Neves.

A psicóloga ainda destaca que a exposição constante a conteúdos sensíveis, como os que abordam a violência, mesmo que reais e próximos geograficamente de crianças e adolescentes, podem fazer com que eles se sintam inseguros, apesar de continuarem vivendo as próprias rotinas. Em um turbilhão de informações, o uso de uma linguagem adequada aos mais novos é essencial para evitar que, desnecessariamente, a criança tenha medo.

Tags