Dados divulgados nesta quarta (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas no comércio varejista no Rio Grande do Norte subiram 1% em maio, após crescimento de 4,6% em abril. Com isso, o resultado de maio é o segundo crescimento consecutivo do varejo. A média nacional, teve aumento de 1,4 %, no mesmo período.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Segundo o IBGE, o Rio Grande do Norte está entre os cincos menores crescimento, entre abril e maio, em todo o Brasil. Os piores resultados foram registrados em Goiás (-0,3%), Pernambuco (0,4%), Paraíba (0,7%) e Maranhão (0,9%).
No comparativo entre maio de 2021 e o mesmo mês de 2020, todos os estados tiveram desempenho positivo. O Instituto informa que o crescimento acumulado dos últimos 12 meses do RN é de 1,9% — um dos menores do Nordeste ao lado de Sergipe (2,2%).
Nessa comparação, o RN também teve uma das seis menores altas do Brasil entre as 25 unidades da federação que conseguiram crescer nesse período.
Ao avaliar os dados do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,8%, entre abril e maio. No Brasil, seguindo os mesmos parâmetros, houve avanço de 3,8%.
No RN, também foi registrado um aumento de 20,1% no varejo ampliado na comparação entre maio de 2021 e o mesmo mês do ano passado, o menor crescimento da região Nordeste. No Brasil, a média cresceu 26,2% no mesmo período.
Outro indicador positivo foi o do acumulado em 2021, onde o RN teve alta de 9,5% no volume de vendas do varejo ampliado. No entanto, a elevação é a menor taxa do Nordeste.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias