Cotidiano

Com 3 mil servidores afastados, início do ano letivo é adiado

Aulas da rede estadual, previstas para começar 7 de fevereiro, foram adiadas para 14 de fevereiro; 3 mil servidores estão com quadro de síndrome gripal ou Covid-19

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de janeiro de 2022 às 16:00

Início do ano letivo estadual é adiado no RN – Foto: Cedida

As aulas da rede estadual de ensino, previstas para começar no próximo dia 7 de fevereiro foram adiadas. A decisão foi comunicada pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer do RN (SEEC-RN) nesta segunda-feira, 31. O adiamento da Jornada Pedagógica 2022, também foi confirmado.
A SEEC reordenará o calendário letivo 2022, em nova portaria que será publicada na próxima semana, com a definição das novas datas. O ano letivo nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte terá início em 14 de fevereiro de 2022 e a Jornada Pedagógica acontecerá de 7 a 11 de fevereiro deste ano.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, a decisão se justifica em virtude do número de casos de adoecimentos dos servidores do Órgão Central, das Diretorias Regionais de Educação e Cultura e de Alimentação Escolar (DIREC e DRAE) e das escolas. Conforme levantamento realizado estão afastados do serviço, atualmente, 131 servidores nas DIRECs, 19 servidores nas DRAEs e 2.737 servidores nas escolas das diversas circunscrições regionais, com quadros de síndrome gripal ou de Covid-19.

Diante do surto de Influenza e a presença da variante Ômicron, o cenário epidemiológico do Rio Grande do Norte foi discutido na última sexta-feira em reunião com representantes do Gabinete Civil, Comitê Científico e Secretaria Estadual de Educação. O número elevado de servidores doentes, em especial nos setores de planejamento e preparação das atividades administrativas e pedagógicas, comprometeu a execução dessas atividades, impossibilitando seu início nas datas anteriormente previstas.

Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques – Foto: Cedida

“Trata-se de uma medida necessária para que tenhamos todas as equipes restabelecidas para o início do ano letivo. Com quase 3 mil servidores afastados em razão da Covid-19 ou com sintomas gripais, até a realização da jornada pedagógica ficaria comprometida. Dia 14 de fevereiro iniciaremos um ano letivo com a certeza de sua importância para os cerca de 220 mil estudantes que compõem a rede”, afirmou Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN), o surto provocado pela variante ômicron é motivo de muita preocupação da categoria que preza por preservar a saúde dos educadores, funcionários e alunos.
“Acompanhamos aflitos o agravamento do quadro da pandemia. Em Natal, muitas escolas da rede municipal vivenciam situações de surto da Covid-19, e mesmo assim o prefeito Álvaro Dias não considerou os alertas do Sinte-RN sobre a necessidade de suspender as aulas presenciais. Este debate também está sendo feito junto ao Governo do Estado e entendemos que o adiamento das aulas presenciais se coloca como medida de proteção às crianças, principalmente”, revelou Miguel Saluto, diretor de comunicação do Sinte-RN.

Ainda de acordo com o representante do sindicato, o ano letivo de 2022 deve seguir o Documento Potiguar, publicação que estabelece diretrizes para retomada das atividades escolares, com o objetivo de subsidiar a elaboração de protocolos com orientações normativo-pedagógicas e de biossegurança.

“Participamos do Comitê Setorial que monitora o cumprimento do Plano de Retomada das Aulas Presenciais com base no Documento Potiguar. É nesse espaço que fazemos o nosso debate”, afirmou Saluto.

Elaborado pelo Comitê de Educação para Gestão das Ações de Combate à Pandemia da Covid-19, o Documento Potiguar propõe estratégias como desinfecção dos ambientes escolares. adequações dos espaços físicos, com recursos de sinalização e instalação de barreiras, entre outras adaptações para que o retorno escolar seja seguro e siga as medidas necessárias de proteção à vida.

Em 2021, a rede estadual começou a transição do ensino remoto para o formato presencial em julho, com 30% dos alunos em sala de aula física. Em agosto, esse percentual de participação subiu para 60% e no mês de outubro o índice de 100% de permissão foi liberado. Todas as unidades seguiram o protocolo de biossegurança editado pela SEEC.

Para 2022 o Estado ofertou 292 mil vagas na rede de ensino e a expectativa é que o ano letivo se inicie com aulas 100% presenciais.

ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL

Em virtude da suspensão das aulas durante o período de greve dos professores, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, que ainda termina o ano letivo de 2021, precisou adiar o início das aulas para 2022. As matrículas para o ano letivo de 2022 dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal irão acontecer de 15 a 22 de fevereiro pelo sistema online, já para efetivar a matrícula dos novos estudantes os pais ou responsáveis deverão se dirigir às respectivas unidades de ensino no período de 14 a 18 de março. A previsão para o início das aulas é 24 de março.

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