Na medida certa
Determinar quanto vinho comprar para uma festa ou evento pode ser bem complicado. Essa pergunta é feita diariamente a quem trabalha com a venda de vinhos e espumantes e costuma dar dor de cabeça aos organizadores de eventos. Uma formula criada pela revista Bom Appetit promete ajudar os comensais a chegar ao número perfeito de garrafas, sem faltar ou sobrar. E funciona assim: número de convidados X número de estimado de taças por convidado, dividido por quatro, sendo o resultado da operação o número de garrafas a ser comprada. Lembramos que há outras quantidades apontadas, uma que na minha prática nunca falha é 36 unidades para cada 100 convidados, isso em se tratando de festas e coquetéis. Mas na dúvida é sempre bom ter algumas garrafas de reserva para eventualidades.
Produção Biológica – Tendência
O relatório mais recente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, OIV, da sigla em Inglês, mostrou que a taxa de conversão de vinícolas à produção biológica aumentou consideravelmente desde o início do século, embora o total seja ainda relativamente pequeno. Segundo o documento, 63 países estavam envolvidos com a viticultura orgânica em 2019, com a superfície total de vinhedos orgânicos estimada em 454 mil hectares, ou 6,2% da área mundial de vinhas. De acordo com a OIV, a área de vinhedos orgânicos certificado aumentou em media 13% entre 2005 a 2019, enquanto a área de vinhedo convencional diminuiu em media 0,4%, no mesmo período. Isso demonstra um fenômeno que pode ser explicado em grande parte por questões sociais, particularmente em relação à saúde do consumidor e à proteção ao meio ambiente, sendo a França, Italia e Espanha juntas respondendo por 75% dos vinhedos orgânicos do mundo.
O Tempo do vinho – Decantação
Por que decantamos um vinho? Há duas razões: Para retirar os sedimentos de vinhos que não foram filtrados ou de exemplares muito antigos, ou, ainda, para aerar a bebida, pois quando aeramos, o fazemos para que o vinho manifeste seus aromas com mais intensidade, ajustando-o. Mas por quanto tempo? Isso é muito importante, pois um vinho deixado no decanter por muito tempo pode perder seus aromas, assim a grande dica é ir provando. Deixamos aqui algumas dicas: Vinhos tintos leves, como os Pinot Noir, devem passar no máximo 30 minutos; por até 60 minutos devemos deixar os tintos mais encorpados, aqueles que passam por estágios em barricas; e por fim, os brancos devem ser evitados de ser decantados.
Cabernet Franc – A boa mãe
Toda mãe e todo pai querem ver o seu filho brilhar. Preparam-no para enfrentar e ganhar o mundo, sem ofuscá-lo. Foi exatamente assim que a Cabernet Franc, “mãe” da Cabernet Sauvignon, fez com uma das suas rebentas, e viu a filha ficar muito mais famosa entre os apreciadores de vinho. Curiosamente a primeira ganhou o apelido de princesa de Bordeaux, já a segunda é chamada de rainha das uvas. Falo isso porque em dezembro foi comemorado o dia da Cabernet Franc, uva que vem ganhando adeptos, e é capaz de gerar vinhos sofisticados e elegantes, sejam na França, onde é tradicionalmente plantada, ou mais recentemente na Argentina, onde rapidamente se converte em uma uva cult.
Vinho da Semana
Zuccardi Q Cabernet Franc 2018
Os Vinhos da linha Q, da espetacular Vinícola Zuccardi, recebem este nome em razão da qualidade, tendo sido a primeira linha de alta gama lançada por este grande produtor Argentino. O presente vinho foi fermentado em tanques de concreto e barricas de carvalho, com leveduras nativas, resultando em um vinho harmonioso, com notas de frutas vermelhas, flores, com boa acidez e mineralidade. Um grande exemplar da uva Cabernet Franc, que atualmente é a uva da moda na Argentina. Importado pela Grand Cru – R$ 209,90
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias