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Coluna Vinho e Gastronomia – por Rodrigo Lima – 02 de janeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de janeiro de 2023 às 16:00

QUAIS AS VARIEDADES DE UVA MAIS PLANTADAS

De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a cepa de uva mais plantada no planeta em 2016 é a Kyoho, uma variedade híbrida muito comum nos países asiáticos. Segundo a OIV, ela ocupa 365 mil hectares, sendo 44% deles na China. A maioria da produção é para ser consumida como uva de mesa. Depois da Kyoho, a segunda variedade mais cultivada é a Cabernet Sauvignon, com 340 mil hectares. Em terceiro lugar vem outra variedade de mesa, a Sultana, também conhecida como Thompson, com 300 mil hectares. Em seguida vem a Merlot, com 266 mil hectares e, em quinto, a Tempranillo, com 231 mil hectares. Ainda segundo a OIV, a Itália é o país com a maior diversidade de uvas cultivadas no mundo. Nos 690 mil hectares de vinhedos italianos estão presentes 80 variedades distintas. A maior produção é de Sangiovese, com 8% do total. Portugal vem em segundo lugar como o país com maior diversidade, sendo cerca 30 uvas diferentes plantadas.

 O MERCADO DO VINHO EM 2022

O crescimento do mercado de vinhos no Brasil durante a pandemia foi evidente, poderíamos abrir uma garrafa de vinho e passar algumas horas falando dos diversos motivos que provocaram esse movimento, porém, não há mal que dure para sempre e nem bem que nunca acabe, e a conta econômica da pandemia chegou. Aumento de custo dos insumos secos, como garrafa e rótulo; da logística internacional pela escassez de containers; e até da energia das vinícolas europeias por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia; são alguns dos motivos dos aumentos dos preços dos vinhos no Brasil. Agrega-se a estes fatores a economia interna como a alta da inflação. Em 2022, a Ideal Consultoria estima que o abastecimento do mercado brasileiro de vinhos e espumantes terá uma redução de aproximadamente 10% em volume em comparativo com 2021, totalizando 440 milhões de litros, onde 58% deste total são de vinhos de mesa. Entre os vinhos finos brasileiros, produzidos com uvas vitis-viníferas somado aos importados a redução em 2022 deve chegar próximo dos 15% em comparativo com 2021. Essa redução no volume comercializado pelas vinícolas brasileiras somado as importações está relacionado diretamente ao movimento do varejo de redução dos seus estoques, que além da diminuição da demanda, sofre com incidências das altas taxas juros afetando o custo de manter estoques e, portanto, a rentabilidade.

RÓTULO DO VINHO E SUA INFLUÊNCIA NA COMPRA

 A plataforma Vivino fez uma pesquisa com 1.800 consumidores de vinho e descobriu que 85% deles compram seus vinhos baseados na aparência do rótulo. Com tantos consumidores de vinho admitindo confiar na aparência de uma garrafa ou rótulo, fica claro que um rótulo bem projetado pode ter uma grande influência em como compramos vinho. O design atraente é usado pelas marcas em muitos setores para chamar a atenção do consumidor e no vinho não seria diferente. Essa ideia não é nova, um estudo australiano da universidade de Adelaide publicado em 2017 já mostrava que rótulos de vinhos que apelem às emoções fazem com que o consumidor gaste mais em uma garrafa. “Descrições de vinhos e produtores escritas de forma inteligente, quando comparadas com degustação de vinhos sem marca, podem evocar emoções mais positivas, aumentando nossa percepção positiva do vinho, nossa estimativa de sua qualidade e o valor que estaríamos dispostos a pagar por ele”, disse a Professora Associada de Enologia e Estudos Sensoriais, Sue Bastian, que liderou a pesquisa.

VINHO DA SEMANA – CHATEAU FLEUR CARDINALE 2011

O vinho da semana é um Bordeaux Grand Cru Classé, proveniente de Saint Emilion de onde se originam vinhos tintos de qualidade excepcional e com grande identidade. Este rótulo demonstra toda a elegância dos vinhos desta prestigiada denominação, sendo feito de um corte de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, com amplo estágio em carvalho francês de primeiro uso. No olfativo apresenta notas de frutas roxas maduras, com toques de baunilha, chocolate e couro, tudo com muita elegância. Em boca confirma a elegância olfativa, com frescor, muita fruta, mineralidade, taninos finos e sedosos, além de muita persistência. Um vinho para celebrar grandes momentos!