Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 27 de junho

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de junho de 2022 às 16:00

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Esperado

Uma partida que, convenhamos, deu à lógica. Até se viu certo equilíbrio – equilíbrio esse que a criatividade de ambas as equipes passou longe de aparecer por pelo menos uns vinte minutos do primeiro tempo. No entanto, o América se viu ser controlado pelas ações do Retrô. Numa dessas, Franklin Mascote aproveitou dentro da área e chutou forte para dar vitória aos pernambucanos. É bem verdade que, na segunda etapa, o alvirrubro até apareceu com algumas chances, mas elas foram insuficientes. Agora nos resta torcer para que as insuficiências tenham ficado nessa partida, já que na próxima tudo tem que dar certo.

Dia D

O América não tem outra opção a não ser vencer o Afogados no próximo domingo. Se quiser dar um passo importante na classificação à próxima fase precisará jogar tudo àquilo – e mais um pouco – que não jogou até agora na Série D. Outro resultado que não seja vitória fará com que a agonia/aflição se perdure até a última partida contra o Sousa lá na Paraíba.

Águia amiga

Que a derrota diante do Retrô foi ruim para o América, disso todos já sabem. No entanto, poderia ter sido muito pior se o Afogados tivesse vencido o Globo lá no Barrettão. E por mais que o time pernambucano tenha se imposto mais na partida, foi a Águia de Ceará-Mirim (ou melhor, Alysson) que aproveitou os erros do adversário e saiu vitorioso. Vitória que dá um respiro aos representantes potiguares na competição: ao Globo, que chega ao seu segundo êxito, e ao América, que ainda permanece no G4.

Bizarro

De verdade, o que foi aquilo que aconteceu sábado no Frasqueirão? E não me venham dizer que foi futebol, pois as cenas vistas fizeram os meus olhos sangrarem. O que o ABC apresentou não condiz com aquele alvinegro, de certa maneira, dos bons jogos. Um time totalmente desconectado no primeiro tempo e que, na segunda etapa, até tentou ao menos acordar, mas que preferiu continuar na linha medonha do inicio de partida. Time que quer seguir brigando na parte de cima não pode mostrar uma bizarrice daquelas de sábado.

Tem que ser ele

Um dos grandes questionamentos pós-jogo de sábado foi o porquê do técnico Fernando Marchiori optar por Giovani e ter deixado Wallyson na reserva. Por mais que o time – como todo – não tenha se apresentado bem, foi apenas com a entrada do camisa 11 que ainda se tentou alguma coisa (já que com Giovani foi nulo). Como disse o amigo Mallyk Nagib em seu Twitter, “se for colocar na balança, não tem nem comparação no aspecto técnico com Wallyson.”.

Viva o Amor!

Mediante aos preconceitos ainda existentes nesse país, principalmente no futebol, foi bacana de ver clubes como Santo André, Atlético-MG, Vasco e Corinthians dando apoio ao ex-jogador e comentarista Richarlyson que assumiu sua bissexualidade na última semana. Todos enalteceram a coragem e o respeito do ex-atleta. O São Paulo fez uma postagem mais ou menos, mas também enalteceu Richarlyson. Mais do que mais uma voz na luta pela causa LGBTQIA+, que Ricky tenha muito amor e seja muito feliz na sua vida.

Homenagem

Em alusão aos 107 anos de existência do ABC, a Câmara Municipal do Natal realiza na noite de hoje uma Sessão Solene para a entrega da Comanda Maria Lamas Farache. Na ocasião, serão homenageados atletas, torcedores, conselheiros e dirigentes que fazem parte da história do clube. A solenidade, de proposição do vereador Anderson Lopes, acontecerá às 19h.