Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 26 de dezembro

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de dezembro de 2022 às 15:30

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Estrangeiro sim!
Meus amigos, em tempos em que se discute o novo técnico da Seleção Brasileira, já deixarei meu voto que, para o momento, devemos sim ter um técnico estrangeiro no comando. Nada contra aos técnicos brasileiros, mas estamos falando de que o momento pede alguém que esteja nesse intercâmbio da globalização. Se isso não for um pequeno argumento, o que dizer sobre metade dos times que disputam a Série A do Brasileirão terem treinadores estrangeiros no comando? Se ainda assim não corroborar com a ideia, o que dizer que das principais competições como Série A e Libertadores, nos últimos três anos, foram conquistadas por quem?

Estrangeiro sim! (2)
Importante lembrar que o desempenho de conquista dos clubes nos campeonatos é apenas um espelho daquilo que a Seleção Brasileira precisa no momento. Seja Abel Ferreira ou Zinedine Zidane, o estrangeiro que assumir a Seleção Brasileira deve agregar todo o seu conhecimento globalizado com aquilo que o Brasil tem de melhor.

Pré-temporada
Amistosos em pré-temporada, às vezes, traz ao torcedor certas precipitações resultadistas. Quando é um caso de vitória, como foram a do América e do Potyguar de Currais Novos diante, respectivamente, do Retrô-PE e do Santos de Touros, logo vem com “Ok! Beleza!”. Agora, quando o time perde – como foram os casos de ABC, Globo e Potiguar de Mossoró que perderam, respectivamente, para Botafogo-PB, Seleção de Ceará Mirim e Ferroviário-CE, já ligam o sinal de alerta com “Xiiiii… impossível! Como pode?”. Sei que o torcedor vai agir sempre com a emoção do resultado. No entanto, é importante lembrar que alguns fatores devem ser colocados nesses amistosos de preparação para a temporada.

Pré-temporada (2)
Primeiro: ninguém de fato assistiu aos jogos. Assim, não se sabe se o time jogou bem ou ruim. Segundo: vitória ou derrota em amistosos não quer dizer que o time terá um sucesso ou um fracasso na temporada. Como disse, certa vez, o técnico alemão Thomas Tuchel, “uma pré-temporada ruim não significa, necessariamente, uma temporada ruim. Na verdade, a pré-temporada mostra os caminhos para que não seja uma temporada ruim”. O mais importante é que o trabalho siga fluindo e, no “valendo”, as coisas possam ter realmente o resultado que interessa.

Aproveitando…
Ao menos mais três amistosos irão ocorrer na última semana de 2022 envolvendo os times potiguares. Aqui em Natal, na próxima quarta-feira, o ABC vai encarar o Botafogo-PB. Já na sexta, o América recebe o Retrô-PE. Já em Tibau, o Potiguar de Mossoró encara o Ferroviário-CE.

Semana americana
Esta semana parece que terá muitos tons avermelhados, principalmente para a torcida do América. A semana começou ontem com o lançamento do documentário “Orgulho de Ser” que fala da trajetória do alvirrubro, desde os traumas até ao acesso e conquista do título da Série D – aliás, até mesmo para quem não é torcedor do clube, recomendo. Tá bem legal mesmo. Além disso, o clube irá apresentar o elenco da temporada 2023 ao seu torcedor na próxima quarta-feira, às 19h, na sede social. Sem falar do amistoso da sexta-feira. É ou não é uma semana americana?

Novo Mundial de Clubes
Encerrando a Coluna de hoje para falar que a FIFA anunciou um novo modelo de disputa do Mundial de Clubes. Agora serão 32 clubes que disputarão a competição apenas em 2025. Não se sabe a quantidade de vagas para os continentes, nem muito menos onde será a primeira cidade sede que vai abrigar a competição. Além desse novo formato para o futebol masculino, a FIFA anunciou que haverá o Mundial de Clubes Feminino. Não se sabe ainda o formato nem data para a competição feminina. Mas que terá, ahh… terá. É isso, por hoje é só!