Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 20 de março

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de março de 2023 às 16:00

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Perdemos!
Meus amigos, perdemos! Não vamos justificar a nossa derrota com discursos rasos ou conhecidos. O revés que sofremos pela violência na última semana possibilitou que não tivéssemos a rodada do nosso Estadual. Propiciou que não tivéssemos o nosso maior clássico na Arena das Dunas. E como qualquer derrota cabe a nós procurarmos o que levou ao nosso fracasso. Será que foi – mais uma vez – a incompetência dos nossos governantes? Será que foi – mais uma vez – a falta de pressão por leis mais duras? Ou simplesmente será que foi – mais uma vez – a nossa cultura de tentar resolver as coisas pra depois?

Perdemos! (2)
Não que a conversa não seja o melhor caminho. Todavia, nestes casos, o conversar deve andar comumente com o agir.  Não adianta nada prontificar-se/prometer pra, pouco tempo depois, o passar de pano ser realizado. Importante salientar que esta derrota não aconteceu somente agora. Ou acham que essa história de torcida única ou o fim da festa de abertura dos Jerns – como bem lembrou o amigo e mestre Fernando Amaral em seu blog – são resultados de que? É preciso reconhecer que falhamos em vários aspectos, sobretudo na educação e na cultura.

Perdemos! (3)
Se ficarmos apenas na defensiva, tentando deixar o jogo em “Banho Maria”, não conseguiremos chegar a um dos problemas presentes em nossa sociedade: a impunidade. O resultado é que a derrota será constante em nossas vidas, afetando tudo aquilo que gostamos. É preciso mudar. Com estudos, com ações, com inteligência (sobretudo policial), não tenho dúvidas que teremos avanços bem mais eficazes. Parafraseando o jornalista Mauro Cezar Pereira: chega de decisões tomadas por achismo! Chegou a hora de recomeçar!

Falar de coisa boa?
A classificação do ABC diante do Vasco trouxe, além de muita alegria, uma excelente notícia. O clube quitou – de uma vez por todas – 50 ações trabalhistas com os ex-jogadores. Segundo informações do jornalista Dionísio Outeda, para quitar de vez as ações trabalhistas, o alvinegro usou as receitas da Copa do Nordeste, da premiação da Copa do Brasil da primeira fase (que estava bloqueada) e da Timemania. A premiação conquistada diante do Vasco sequer foi usada.

Em compensação…
O portal GE/RN trouxe à informação que o ABC foi notificado extrajudicialmente por um escritório de advocacia que representa nove ex-atletas do alvinegro. Os jogadores cobram a premiação referente ao acesso do time a Série B. Os valores somados chegam a R$ 170 mil. No entanto, segundo uma pessoa ligada ao ABC (informação dada pelo jornalista Rodrigo Ferreira), os valores estariam errados já que 50% da premiação já havia sido quitada com os jogadores. A diretoria alvinegra trabalha agora para fazer o restante dos pagamentos.

Futsal mossoroense
Após anunciar a saída do técnico Joab Morais, a equipe de futsal do Potiguar/CPP anunciou o experiente Gean Carlos como seu substituto. Gean, que já havia treinado o alvirrubro, estava no Mossoró Futsal. Com o novo comandante, a equipe já deixou claro que pretende disputar várias competições, dentre elas: o Circuito Esportivo Mossoroense, a Copa Santa Luzia e, claro, o Campeonato Estadual.

Convocadas
Para encerrar a coluna desta semana, preciso falar um pouco sobre a Seleção Brasileira Feminina que foi convocada hoje pela manhã visando os duelos contra a Inglaterra – na disputa da Finalíssima – no dia 06/04 e para o amistoso contra a Alemanha no dia 11/04. Uma lista bem diferente da que estamos acostumados, já que não terá atletas como Ludmila, Tainara, Lorena e Debinha. Importante lembrar que estes amistosos servirão como bons testes para a Copa do Mundo deste ano. Bom, é isso e que possamos ter um pouco de paz nesse início de semana. Até a próxima!