Geral

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 13 de junho

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de junho de 2022 às 16:00

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

SEGUE NAS CABEÇAS
Meus caros, como era esperado, tivemos um bom jogo no estádio Frasqueirão. ABC e Mirassol mostraram o porquê estão disputando na parte de cima da competição. Convenhamos que se houvesse um empate, baseado na qualidade das duas equipes, não seria tão injusto. No entanto, e no geral, o alvinegro foi melhor na partida. E quis o destino que a vitória viesse dos pés do ídolo. Independente de ter sido o placar mínimo, o que mais valeu foram os três pontos conquistados diante de uma equipe como o Mirassol. Vitória que mantem o ABC no pelotão da frente do campeonato. Convenhamos, para a primeira fase, isso é o que mais importa.

É ISTO!
Nem os maiores roteiristas do cinema – como Martin Scorsese, por exemplo – poderiam criar uma história que pudesse envolver Wallyson e Fernando Marchiori como a de ontem no Frasqueirão. Depois de todo o imbróglio, foi necessário esse jogo diante do até então líder Mirassol para todos perceberem que os dois precisam um do outro. Mais do que colocar o ídolo em campo e este fazer o gol da vitória é ter a certeza que, resolvendo internamente, juntos podem fazer algo maior. Quem ganha com isso tudo simplesmente é o ABC.

EIS A QUESTÃO
Apesar de um primeiro tempo movimentado, o jogo em si foi ruim em todos os sentidos. Tudo bem que o campo do estádio Almeidão não ajudava, mas MEU DEUS! E o resultado? Bem… foi péssimo. Utilizarei aqui na coluna a mesma indagação do mestre Fernando Amaral: “Em qual América a torcida deve acreditar: no ilusório futebol apresentado diante do Icasa, ou na patacoada apresentada sábado?”.

DE NOVO?
Nesse sábado, diante do mesmo adversário, o técnico João Brigatti não quis falar, pois estava “de cabeça quente” após o empate do América. Mais interessante é que esta é a segunda vez que o mesmo se utiliza dessa desculpa – sim, vejo como desculpa – quando o time não joga bem. Sobre isso deixo o que escrevi, aqui mesmo na coluna do dia 23 de maio, quando o treinador teve
a mesma (coincidentemente contra o São Paulo Crystal): “a partir do momento em que ele cruza essa linha cabe sim inúmeras interpretações e indagações. A principal dela é, a meu ver, se eximir da responsabilidade que ele tem perante a equipe enquanto comandante.”.

ATÉ QUANDO?
O que foi visto dentro e fora do estádio Almeidão, em João Pessoa, foi apenas mais uma cena de tantas outras vistas. Marginais em suas facções organizadas se degladiando e causando o terror. O pior de tudo é ter a convicção de que o segredo está no endurecimento da lei. De realmente haver a punição. O problema é que vivemos no Brasil, terra onde a impunidade sempre prevalece.

ALELUIA!
E não é que após nove rodadas o Globo conseguiu sua primeira vitória na Série D? E não foi um placar qualquer. Meteu logo um 3×0 pra cima do Crato. É bem verdade que a Águia de Ceará-Mirim não almeja classificação – por mais que a matemática ainda dê esperanças. Mas só de vencer e, de quebra, passar a lanterna para os cearenses já é um alívio.

COM O PÉ DIREITO

As meninas do ABC/União começaram bem demais o Campeonato Brasileiro da Série A3. Goleada pra cima do Menina Olímpica-CE por 4×0. Ainda terá o jogo da volta, mas difícil as cearenses reverterem o placar. Importante lembrar que todos os jogos do campeonato são eliminatórios. Caso o time potiguar confirme sua classificação nas oitavas de final, esperará o vencedor do confronto entre CRB-AL x VF4-PB.