Política

Coluna Thaisa Galvão – 30 de agosto

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de agosto de 2021 às 15:11

2022
O governador de São Paulo, João Doria, telefonou para a governadora Fátima Bezerra quando chegou a Natal. Cumprimentou em tom de brincadeira pedindo licença para estar no Rio Grande do Norte. Não foi uma ligação de aliados, mas um aceno de adversários civilizados. Doria, que mira a metralhadora contra o presidente Bolsonaro, faz cara de paisagem para Lula. Um provável segundo turno poderá unir os dois, e a hora agora não é de baldear a água, e sim de regar o jardim com água limpa.

Ponta Negra
O que teve em comum em Natal, as visitas dos presidenciáveis Lula e João Doria? Os dois se hospedaram no hotel Golden Tulip, com vista linda para o mar de Ponta Negra, restaurante bom, e entrada beeem restrita.

Uber

O evento do PSDB que reuniu lideranças da base do deputado Ezequiel Ferreira, apesar da presença de outros parlamentares do partido, foi literalmente conduzido por Ezequiel. O presidente da Assembleia recebeu Doria no aeroporto e foi dirigindo o próprio carro com o tucano no banco do passageiro até o Olimpo Recepções. Foi do carro que os dois falaram com a governadora.

Autonomia
Nas conversas que rolaram no evento do PSDB, questionaram João Doria sobre possível aliança do partido no RN com a governadora Fátima Bezerra (PT). Presidente nacional da legenda, Doria deixou claro que o diretório de cada estado sabe o que faz e que o PSDB não tem um dono, mas aliados.

Estilo bozo
A segurança do governador de São Paulo identificou uma militante bolsonarista infiltrada no evento do PSDB. Ela estava no banheiro tirando a pulseira de acesso para compartilhar com o resto do grupo que estava do lado de fora quando foi convidada a se retirar. O grupo havia comprado, por 90 reais, 20 calcinhas para jogar no governador.  O termo ‘calça apertada’, usado por Bolsonaro, não incomoda mais o tucano, que tem repetido Geraldo Melo quando foi chamado de ‘tamborete de forró’, e adotou o tamborete como marca de campanha. Doria tem usado emojis de calça apertada em algumas de suas postagens.

Plano A

A militância do PT no RN tinha um plano onde só cabia o PT, no processo de reeleição da governadora Fátima Bezerra. Emplacar a senadora Zenaide Maia como vice, ficando pronta para assumir o governo quando Fátima renunciasse para disputar o Senado em 2026, e garantindo ao PT mais uma cadeira no Senado, com a posse do primeiro suplente Júnior Souto (PT). Mais madura do que a militância, Fátima enxerga a necessidade de agregar, como é natural de qualquer reeleição, ciente do desgaste de qualquer primeiro mandato. Tem o endosso de Lula, mais maduro ainda, que foi quem deu o start e chamou o MDB para conversar.

Plano B

Em meio a buxixos de que o ministro Fábio Faria, amigão do ministro Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, assumiria o partido no RN, eis que o deputado Beto Rosado assume a legenda em substituição ao pai, Betinho. O que não foi divulgado é que o PP no RN é uma comissão provisória que vencerá em fevereiro do próximo ano, bem antes das eleições. Tempo suficiente para nova mudança no partido.

 

Lá e Lô

Com o senador Jean Paul (PT)

Jean Paul Prates

Senador Jean Paul Prates (PT) – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O deputado Rafael Motta (PSB) apresentou seu nome para o Senado na chapa governista e Lula cogitou o nome de Garibaldi Filho. Como fica sua reeleição?

Vejo isso com muita naturalidade. Do outro lado estão se estapeando pela vaga e desse lado só tinha eu? Tem que ter muito candidato querendo entrar na canoa de Lula e Fátima. Mas não é uma questão de quem ajuda mais a ganhar a eleição, e sim do que vai se fazer no mandato de 8 anos.

Tem plano B, caso não seja o escolhido?

Sinceramente, não tenho plano B, não trabalho com plano B. Tenho uma vida sólida, bem construída, gosto do que estou fazendo, trabalho diuturnamente, não preciso necessariamente estar cogitando plano B, C…

CURTA e compartilhe

Na mídia nacional estaria em pauta o caso Joice Hasselmann 2. A conferir.

A inflação segue a galopes com a cesta básica subindo 22% em 12 meses. Dieese estima que salário mínimo teria que passar dos 5 mil reais.

Não teve um aumento de nada em meu governo. Nada’.
(Jair Bolsonaro) – Confira vídeo no Blog