SEM GOVERNO
O ex-ministro Rogério Marinho tem cobrado do prefeito de Natal, Álvaro Dias, um palanque para que ele anuncie publicamente que vai apoiar sua candidatura.
O evento está agendado para o dia 5 de agosto.
Álvaro vai reunir seu grupo para apresentar seus candidatos a senador, Rogério Marinho (PL), e a deputado estadual, Adjuto Dias (MDB).
Para o evento, não consta apresentação de candidato a governador.
NEUTRALIDADE É POSIÇÃO
A oposição tem cobrado do prefeito Álvaro Dias, que ele se posicione.
E brada que um político que exerce liderança tem que tomar posição, e alega que neutralidade, que poderá ser uma decisão de Álvaro na disputa pelo governo, não é posição.
Mas esse é um pensamento da oposição, que está sempre apta a pensar pelos outros e impedir que partidos e pessoas pensem diferente.
Se por acaso Álvaro vier a adotar neutralidade em relação à chapa de governador, estará, sim, tomando uma posição. Posição de quem não apoia os nomes que estão na disputa.
IRMÃOS NA DISPUTA
O pleito eleitoral desse ano no Rio Grande do Norte terá uma nova edição da disputa de votos, em lados opostos, por dois irmãos como aconteceu em 1992, quando os irmãos Henrique Eduardo Alves e Ana Catarina Alves disputaram a prefeitura de Natal.
Agora os irmãos disputarão vaga de deputado federal em lados opostos, um pelo PT e a outra pelo PL.
Pelo PT de Lula, o candidato é o médico infectologista Alexandre Motta, que já foi candidato a senador.
Pelo PL de Bolsonaro, a candidata é a influenciadora digital e capitã da Polícia Militar, Carla Câmara.
Em comum entre os dois irmãos, além do parentesco, a certeza de que não irão se eleger.
RESPOSTA
O voto por baixo do pano vai imperar nas eleições desse ano.
Começando por Mossoró, onde o grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini e do deputado Beto Rosado, levou uma rasteira do próprio partido, o PP, que obrigou que fosse feita coligação com o PL de Rogério Marinho e o Solidariedade de Fábio Dantas, candidatos que já estavam no palanque do prefeito Allyson Bezerra, maior adversário do grupo de Rosalba e Beto, desde que se elegeu prefeito de Mossoró derrotando Rosalba.
Beto já declarou que não apoiará Fábio e silenciou sobre Rogério, mas tanto ele quanto Rosalba deverão votar por baixo do pano na governadora Fátima Bezerra e no deputado Rafael Motta para o Senado.
POR BAIXO
O grupo de Rosalba já é fera em voto por baixo do pano.
Em 2014, mesmo rompido com Robinson Faria, que era vice e desafeto de Rosalba, e disputava o governo contra Henrique Alves, o grupo da Rosa silenciosamente votou em Robinson, já que Henrique estava no palanque contrário.
Rosalba estava deixando o governo, e sob desgaste, não poderia aparecer no palanque de Robinson, daí o voto por baixo do pano, não para eleger Robinson, mas para deseleger Henrique.
DO PANO
Mas o voto por baixo do pano de 2018, não foi o único do grupo de Rosaba e Beto Rosado.
Em 2014, na eleição suplementar para escolha de prefeito e vice, após a cassação dos mandatos da prefeita Claudia Regina e do vice Wellington Carvalho, Rosalba e seu grupo votaram por baixo do pano no prefeito Francisco José. Também não poderiam botar o pescoço de fora. Silveirinha se elegeu.
DESMORALIZA
E por falar em debaixo do pano…
Tem gente pagando pra ver deputados candidatos à reeleição e demais candidatos filiados a partidos ou federações, obedecendo a tal resolução do PT, que ameaça cassar candidatura…
A resolução pode até estar assinada, mas o pedido de voto no pé do ouvido feito ao povo, isso ninguém vai impedir.
Tem gente pagando pra ver…
BRIGA BESTA
Para quem anda brigando por tempo de rádio e TV…
Nas eleições de 2018, para presidência da República, o então candidato Geraldo Alckmin, à época no PSDB, tinha o maior tempo de TV, somados os tempos de PSDB / PTB / PP / PR / DEM / SOLIDARIEDADE / PPS / PRB / PSD.
Alckmin nem foi para o segundo turno. Ficou na quarta colocação com 4,76% dos votos.
Nas eleições estaduais também em 2018, o então candidato a senador, Styvenson Valentim, então filiado ao Rede Sustentabilidade, foi o mais votado.
Sem coligação nem tempo de TV, obteve 25,63% dos votos.
Fica a dica para quem acredita que tempo de TV significa resultado antecipado de uma eleição.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias