COLUNA THAISA GALVÃO
A CHAPA
A coluna começa aqui lembrando uma conversa com a governadora Fátima Bezerra, numa noite de lua no restaurante Navarro, no Hotel Barreira Roxa, no lançamento de um novo cardápio apresentado pela Casa comandada pelo SESC.
Questionei Fátima sobre uma possível chapa tendo Walter Alves como vice – era o que se discutia à época – e Carlos Eduardo como senador. “Não seria Alves demais?”, foi o que perguntei.
“E o que é que tem?”, respondeu a governadora.
…ANUNCIADA
Quarta-feira aguardada nos meios políticos. A data foi definida como limite para que a governadora Fátima Bezerra anuncie a chapa completa pela qual vai disputar a reeleição. Governadora e senador já fechados, pois como já publicado aqui, Carlos Eduardo Alves está sentado e pregado com superbonder na cadeira de senador.
A coluna foi fechada na sexta-feira e pode ter sido atropelada pelo fim de semana ansioso. O Blog vai acompanhando e atualizando tudo.
WALTER DE BOA
Considerado pela oposição como enxotado da chapa da governadora Fátima Bezerra, o deputado federal Walter Alves ganha espaço no grupo da pré-candidata à reeleição. A conversa de Walter com a governadora, na casa do chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, com participação por chamada de vídeo do ex-presidente Lula, mudou o tom do cenário que vinha se formando pela oposição.
DONO DOS VOTOS
Pregado com superbonder na cadeira de senador, Carlos Eduardo Alves tem dito por onde anda, e leitor e fonte do Blog já ouviu. O ex-prefeito de Natal está certíssimo de sua eleição, e mais certo ainda que Fátima será reeleita por causa dele. Tipo…a governadora deverá a ele a reeleição.
LULA SEM SENADOR
Entre os petistas que gostam de fazer contas, se diz em alto e bom som que o senadorável da chapa da governadora Fátima Bezerra não terá apoio de mais de 30% dos militantes do PT. Que ainda esperam um nome para depositar o voto para o Senado. Há quem sugere uma candidatura do professor Robério Paulino para receber os votos da esquerda, ou até mesmo aceitar o senador Jean Paul em outra legenda que não o PT, mas com o apoio do ex-presidente Lula. Já que Carlos vai pedir votos para o presidenciável Ciro Gomes, qual o senadorável de Lula no RN? É aí onde Jean ganha espaço.
PONTE DE ÁLVARO
Expectativa em torno do apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias, para o governo. Carlos Eduardo, ao lado de Álvaro, ligou para a governadora Fátima Bezerra e passou o telefone para o prefeito. E de lá para cá, a ponte seguiu sendo feita pelo publicitário Alexandre Macedo. A permanência do secretário Adjuto Dias no MDB, como pré-candidato a deputado estadual, e com o MDB fechando com Fátima, é o atrativo que poderá convencer Álvaro a continuar apoiando Rogério Marinho para o Senado e Fátima para o Governo.
GOVERNADOR QUEM?
Pergunta que não quer calar: qual nome da oposição vai topar ser o candidato a governador?
O deputado Tomba Farias já ofereceu o dele alegando que não vai deixar a governadora Fátima Bezerra ganhar por WO. Mas Tomba abriria mão de seu mandato com reeleição garantida?
Outro que sugeriu seu próprio nome foi o deputado federal Girão, que agora é do partido do presidente Bolsonaro, o PL.
A oposição ainda falou no deputado Kelps Lima, do ‘Solidariedade que apoia Lula’. Kelps quer ser deputado federal, resta saber se toparia.
A deputada federal Carla Dickson é outro nome, mas, ela emperra na questão do marido, deputado estadual Albert Dickson, estar no projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra.
E finalmente o ex-vice-governador Fábio Dantas.
PSB RICO
O PSB sem federação aparece como o patinho feio na disputa, sob justificativa de que não tem nominata. Mas o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, deputado Rafael Motta, termina sendo beneficiado com a filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, para ser vice do presidenciável Lula.
Outra coisa que torna forte o partido e atrativo para quem quiser integrar nominata: o fundo eleitoral do PSB terminou ficando mais polpudo com a saída de deputados federais pelo Brasil afora. É que o fundo é distribuído a partir do número de deputados, e quem sai do partido não leva seu percentual. Significa que sobrou mais para os que ficaram.
No Rio Grande do Norte, o PSB poderá fechar a nominata federal com Rafael, o secretário Jaime Calado e o ex-deputado Henrique Alves.
ROSALBA OU LARISSA?
Para onde vão as mulheres de Mossoró?
Sempre adversárias, ex-aliadas e agora de novo adversárias, mesmo sem saber a ex-prefeita Rosalba Ciarlini e a ex-deputada estadual Larissa Rosado, mesmo disputando mandatos diferentes – Rosalba para estadual e Larissa para federal – podem enfrentar uma nova queda de braço.
É que as duas foram convidadas pelo presidente do MDB, Walter Alves, para se filiar ao partido. E como as duas não cabem dentro da mesma legenda, vão tirar par ou ímpar para saber qual das duas vai aceitar. Ou qual das duas o partido vai aceitar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias