Geral

Coluna Thaisa Galvão – 2 de Maio

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de maio de 2022 às 17:00

COLUNA THAISA GALVÃO

SUPERBONDER

Ao contrário do que se comenta, o pré-candidato a senador apoiado pela governadora Fátima Bezerra, Carlos Eduardo Alves (PDT), não será substituído. Dentro do próprio grupo governista ainda há quem cogite o nome do deputado Rafael Motta (PSB), que teria apoio do ex-presidente Lula através do seu futuro vice, Geraldo Alckmin, que assim como Rafael, é do PSB.

Uma foto de Rafael com Lula postada há poucos dias durante o congresso do PSB em Brasília, chamou atenção e a discussão voltou à tona. Mas quem conversa com a governadora Fátima Bezerra não acredita que haverá alteração na chapa de Senado.

Porééém…quem torce pela troca lembra que a governadora chegou a dizer que não teria outro Alves na chapa majoritária e o seu vice, anunciado, é o deputado federal Walter Alves.

ESQUECE

Presidente do PDT, Carlos Eduardo foi a Brasília participar das comemorações pelo centenário de Leonel Brizola. Postou foto até com a estátua do ex-governador do Rio de Janeiro, menos com Ciro Gomes, o pré-candidato a presidente pelo seu partido. Limitou a postagem ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que lhe sustenta na presidência do PDT do Rio Grande do Norte mesmo ele esvaziando o partido a cada minuto. Sem prefeitos, sem vereadores, sem aliados…

Ciro Gomes mostrou a cara apenas nas redes sociais de Andreia, esposa de Carlos.

As redes sociais dizem tudo ou quase tudo sobre as pessoas, principalmente quando elas estão na vitrine e disputam cargos ou mandatos.

SAUDADE

Ex-governador e ex-senador, agora pré-candidato a deputado federal, Garibaldi Filho andou visitando a governadora Fátima Bezerra, na Governadoria. Fez questão de subir a rampa.

Lembrando que desde o início da pandemia, o acesso à Governadoria está limitada à entrada lateral, mas para receber o ex-governador, a porta principal foi aberta.

Quando deixou o gabinete de Fátima, em tom de brincadeira enquanto procurava a saída lateral, disse que não gostaria de ir embora. “Entrar eu quero, sair eu não quero não”, brincou o ex-governador, que sonha ver o filho deputado Walter Alves chegando ao Governo do Rio Grande do Norte. Casa a governadora seja reeleita, durante ausências da titular Walter deverá ter oportunidades de assumir e fazer os gostos do pai.

SEMPRE ALIADO

No grupo da governadora Fátima Bezerra já é dado como certo o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que em nota publicada no dia 20 de março, declarou que onde o MDB de Walter estivesse, seu grupo do PSDB também estaria.

Walter hoje está na chapa da governadora e Ezequiel se mantém como aliado do governo desde 2018, não devendo sair. Entre ‘paradas’ e ‘adiantadas’, as conversas do deputado com o grupo governista estão ‘adiantadas’.

TROCA NEGADA

Pré-candidato a senador, Rogério Marinho (PL) não acredita que vá perder apoio de prefeitos do MDB. Ele afirmou à coluna que nunca pediu para prefeito do MDB abrir mão do voto em Garibaldi Filho para votar em Robinson Faria para deputado federal. Como publiquei no Blog, não foi Rogério que pediu, mas o rogerismo do seu entorno. Prefeitos confirmaram o assédio rogerista para trocar de federal e ficaram irritados, acenando com a possibilidade de abandonar o barco do ‘senador de Bolsonaro’. O MDB tem o deputado Walter, que será vice de Fátima, como presidente, e o pai Garibaldi, como vice-presidente.

PALMAS

O jornalista Octavio Santiago, que em 2018 fez campanha para o senador Styvenson, foi contratado para comandar a campanha digital de Paulo Mourão, do PT, a governador do Tocantins.

Como a campanha digital já começou, Octavio montou uma equipe de Natal que se instalou nesse final de semana em Palmas.

Paulo Mourão já foi deputado estadual e federal e prefeito do município de Porto Nacional, e vai disputar contra o atual governador Wanderlei Barbosa, que era vice do bolsonarista Mauro Carlesse (PSL), que renunciou para não sofrer impeachment.

VICE É VICE

Única mulher eleita governadora em 2018, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, hoje tem mais 3 companheiras entre os governantes de estados brasileiros e todas estão no Nordeste.

Além de Fátima no Rio Grande do Norte, a ex-vice-governadora Maria Regina, também do PT, assumiu o governo do Piauí, com a renúncia de Wellington Dias (PT) para disputar a vaga de senador. Em Pernambuco, a ex-vice Luciana Santos (PCdoB) assumiu o governo com a saída do governador Paulo Câmara (PSB) para também tentar ser senador. E no Ceará, a também ex-vice Izolda Cela, do PDT, que assumiu a vaga aberta pelo ex-governador Camilo Santana, do PT.

Das 4, só Fátima está garantida como pré-candidata à reeleição. A do Ceará enfrenta disputa dentro do partido e as demais…foram apenas vices.

PESQUISA

A Band RN divulgará a primeira pesquisa registrada na justiça eleitoral do RN depois que a oposição apresentou o ex-deputado Fábio Dantas como pré-candidato a governador. A pesquisa foi registrada no dia 30 de abril e os resultados serão divulgados na próxima sexta, 6 de maio. A pesquisa foi encomendada pela emissora ao instituto Seta, que até esta segunda-feira concluiria as 1.500 entrevistas

DEBATE

Já tem debate entre os candidatos a presidente marcado: a CNN fará o primeiro debate presidencial de 2022 no dia 6 de agosto, com transmissão pela TV e pelas plataformas digitais. Aguardar pela estreia do presidente Jair Bolsonaro que nas eleições de 2018 não participou de um debate sequer.