Política

Coluna Thaisa Galvão – 16 de Maio

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de maio de 2022 às 16:00

COLUNA THAISA GALVÃO

BOLA DE OURO

Garimpeiro na Guiana Francesa, o empresário Ivanilson Oliveira, conhecido como Ivanildo do Ouro, é o nome mais citado quando se fala em nominata para deputado estadual.

Apesar de pouco conhecido no Rio Grande do Norte, o pré-candidato já amealhou um tanto de lideranças para espalhar sua candidatura pelo Estado. Vereadores de Natal, do interior, presidentes de Câmara, ex-vereadores, todos na ‘rede de apoio’ do novo pré-candidato, que apesar de viver fora, nasceu e se criou por aqui.

Irmão da prefeita de Baraúna, Divanise Oliveira, foi Ivanildo que conseguiu, na eleição de 2020, derrubar a chapa adversária apoiada pela então prefeita Luciana, e atrair para o grupo da irmã o que seria o candidato da ex-prefeita.

BOLA DA VEZ

Com o histórico de garantir a eleição da irmã prefeita de Baraúna, Divanise Oliveira, que era vereadora, resta à chefe do executivo baraunense apoiar seu projeto político de chegar à Assembleia Legislativa. Ruim para o deputado Galeno Torquato (PSDB), que vinha sendo o deputado da prefeita. Que ainda não se pronunciou de público sobre o assunto, mas o irmão conta com o apoio dela.

Filiado ao União Brasil, Ivanildo do Ouro, que faz dobradinha com a pré-candidata a federal, Márcia Maia (Rep), é apontado como um dos eleitos do seu partido.

podem mais fazer doações, Divanise contará, na sua eleição, com o patrocínio do irmão, Ivanílson, garimpeiro na Guiana Francesa, que chegará junto na campanha de Divanise numa parceria com seus dois sócios.

IRREDUTÍVEL

Quem conversa com a governadora Fátima Bezerra garante: ela não parece nem um pouco entusiasmada com a pré-candidatura do deputado Rafael Motta (PSB) a senador. Fátima segue com o propósito de derrotar o pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL) com a ‘eleição’ do senadorável Carlos Eduardo Alves (PDT).

Do outro lado, o grupo de Rogério bate palmas, pois acha mais fácil derrotar Carlos do que Rafael.

O grupo de Fátima acha que Rogério tá jogando errado.

O grupo de Fátima tem certeza que o errado é Rogério.

MIRA NA PREFEITURA

Passadas as eleições de outubro, os derrotados do Senado vão correr para a disputa pela Prefeitura de Natal.

Se o derrotado for Carlos Eduardo Alves, o sonho de voltar à Prefeitura da capital volta a ser sonhado

Caso o derrotado seja Rogério Marinho, que já tentou ser prefeito, a mira do Palácio Felipe Camarão deverá voltar aos seus projetos.

E se ficar sem mandato, Rafael Motta também vai mirar na Prefeitura de Natal.

CORRE ÁLVARO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), antes de começar o processo eleitoral, já vinha tratando de seu sucessor. O nome do presidente da Câmara, Paulinho Freire (UB) chegou a ser ventilado.

Álvaro tem que correr, montar seu grupo, e mirar na cadeira que ele mesmo senta hoje. Se quiser comandar um processo sucessório vai ter que fechar uma porteira para não deixar entrar nem Carlos Eduardo nem Rafael Motta e nem mesmo seu pré-candidato a senador, Rogério Marinho.

PREFEITURA NA SEQUÊNCIA

O pré-candidato a governador, Fábio Dantas (SD), segue na fila do gargarejo para conseguir o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Álvaro segue na fila do gargarejo para encontrar um nome que até agora não foi definido. E firme no propósito de que não vai subir no palanque de Fábio Dantas.

FÁTIMA CONVIDADA

A governadora Fátima Bezerra será a única política do Rio Grande do Norte presente na cerimônia de casamento do ex-presidente Lula com Rosângela, que ele chama de ‘Janja’.

Fátima comprou um tecido nas Casas Cardoso e entregou a Toinha, a sua costureira preferida.

O casamento vai ser quarta-feira (18) e os seletíssimos 150 convidados são orientados s não cumprir muito compromisso em São Paulo, nem um dia antes do casamento e muito menos no dia D.

PEDIGREE DO VESTIDO

O vestido da noiva Janja é assinado pela estilista Helô Rocha, de origem potiguar. A “potiguar” nascida no outro Rio Grande – o do Sul – é filha de Nelson Rocha, falecido quando ela era pequenininha, e da arquiteta Aldanisa Sá.

Nelson é sobrinho do empresário Nevaldo Rocha e Aldanisa filha do ex-governador Radir Pereira.

Helô já teve marca própria, a Têca, que teve loja na Afonso Pena, em Natal. O modelito criado para a noiva de Lula tem bordados feitos pelas profissionais de Timbaúba dos Batistas.

TIMBAÚBA NA REDE

Os noivos Lula e Janja já conhecem bem os bordados de Timbaúba. O casal foi presenteado com uma linda rede bordada.

A rede foi entregue a Lula pelo casal senador Jean Paul e Murile, quando o ex-presidente foi jantar na casa deles.

Uma rede toda vermelha e personalizada.