Política

Coluna Thaisa Galvão – 09 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de outubro de 2021 às 01:00

COLUNA – THAISA GALVÃO

CASAMENTO ARRANJADO

Os partidos, principalmente as executivas estaduais, estão em polvorosa com a criação de Federações. É que o casamento com validade de 4 anos será comandado por uma executiva nacional, com as decisões tendo que ser respeitadas por estados e municípios. E uma posição de São Paulo não será a mesma do estado do RN que não será a mesma do município de Venha Ver, por exemplo.

RELAÇÃO FECHADA

A Federação, que juridicamente parece uma pedreira, politicamente será uma grande confusão. O estatuto, com mesa diretora completa, será registrada no TSE como um novo partido. E o que assumir o comando anulará os demais federados.

TINDER

E o casamento do PL com o PP não passou de uma consulta ao ‘tinder’ sem direito nem ao primeiro encontro. Até porque o PP, se depender dos ministros Ciro Nogueira, Fábio Faria e Tereza Cristina, será o partido do presidente Jair Bolsonaro. Vantagem zero para o PL, que hoje olha para o outro lado do Palácio do Planalto.

RAFAEL NO PT

No ‘tinder’, o aplicativo de namoro, foram vistos registros de entrada ao mesmo tempo do PSB e PT. Se rolar casamento, no Rio Grande do Norte o deputado Rafael Motta (PSB), que não conta com uma nominata forte, se integrará à nominata petista que já tem Fernando Mineiro, Samanda Alves, Natália Bonavides…. E se não rolar Federação, já se fala na filiação de Rafael ao PT.

ÀS CEGAS

Com a janela partidária aberta somente até 2 de abril, fica cada vez mais complicado para detentores de mandatos mudarem de partido dentro do prazo permitido. É que a tal Federação, que cria um dono nacional com o controle remoto apontado para estados e municípios, pode ser criada até agosto, no último dia das convenções. Então quem mudar de partido agora estará sujeito a cair numa Federação e ser obrigado a seguir regras que poderão lhe garantir uma derrota.

BANDEIRA…

A vereadora de Natal Nina Souza, que vem levantando a bandeira de distribuição gratuita de absorventes higiênicos com mulheres em situação de vulnerabilidade ficou estarrecida com o veto do presidente Bolsonaro. O Planalto que aprovou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, vetou a previsão de distribuição de absorventes.

…ARRIADA

“Esse veto foi uma decepção muito grande pra todas nós. A gente entende o trabalho que a ministra Damares está fazendo com as mulheres e de repente vem um veto desse, de algo que, a princípio pode-se até não entender a gravidade do problema. Estou decepcionadíssima” disse a vereadora, considerando que a política pública já deveria ter sido implantada.

CAMINHO

O Governo Fátima Bezerra está abrindo licitação para obras de recapeamento e recuperação de estradas. Licitação que deverá ser encerrada, seguindo os trâmites normais, lá para janeiro. Portanto, com obras previstas para o início de 2022.

CURTAS E COMPARTILHE

> O Ministério Público Federal vai investigar a postura do Conselho Federal de Medicina sobre o uso do “kit Covid” e poderá entrar com ação contra a instituição.

> Detalhe perigoso: tem agência de viagem orientando que clientes não cancelem seus pacotes mesmo estando eles com sintomas de covid.

“Só meninas menstruam; só homens usam camisinha masculina, no entanto elas são distribuídas em qualquer posto de saúde” Gabriela Prioli – CNN | confira vídeo no Blog.

LÁ E LÔ Com o deputado João Maia

Como foi a reunião da executiva nacional do PL?

-Em princípio não haverá Federação; a não ser que aconteça um fato novo.

E como ficará o PL no RN?

-Vamos cuidar das nominatas e no tempo adequado definir com qual chapa majoritária vamos seguir.

Tags