Política

Coluna Thaisa Galvão – 06 de dezembro

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de dezembro de 2021 às 16:34

INCANSÁVEL

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, não perde a esperança de ser o senador na chapa da governadora Fátima Bezerra. E para chamar atenção da governadora, ameaça ser candidato a governador. Resta saber se o PT vai cair, mesmo sabendo da dificuldade que ele terá numa candidatura majoritária, já que nas eleições de 2016 não apareceu nos municípios para levar apoio a prefeito nenhum. Querer deles agora o que não deu ontem não será fácil para Carlos. Basta conversar com prefeito de qualquer partido e de qualquer região.

OLIGARQUIA

Carlos Eduardo Alves tem corrido atrás e já andou conversando até com o deputado Walter Alves, que tem o apoio de Lula para ser o vice de Fátima. Mas…Carlos na chapa que já tem Walter e o ex-senador Garibaldi Filho, transforma o palanque de Fátima no antigo palanque dos Alves, faltando só chegar Henrique. E não será por falta de tentativa dele também não.

LIBERADO

O deputado federal João Maia, presidente do PL/RN, reuniu os deputados da legenda, George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes. Ficou acertado que João tratará das questões do partido que deverá abrigar ainda, na Assembleia, o Coronel Azevedo. Porém, o discurso dos deputados não deverá ser trocado e eles não serão obrigados a trocar o ‘Fora’ pelo ‘Fica’ Bolsonaro.

NOMINATA

Além dos deputados estaduais Francisco e Isolda disputando reeleição no próximo ano, o PT vem com nomes novos na corrida pelas 24 vagas na Assembleia Legislativa. A vereadora Divaneide Basílio, presidente da legenda em Natal, quer trocar a Câmara Municipal pela Assembleia. Tem apoio do secretário Fernando Mineiro, que tentará mais uma vez se eleger deputado federal. A vereadora de Mossoró, Marleide Cunha também é uma possível candidatura estadual

NOVA NATÁLIA?

Mas o nome que sairá da caixinha podendo surpreender é o da advogada e professora Rayane Andrade. A coordenadora de Direitos Humanos do PT/RN é o nome da deputada federal Natália Bonavides, que quando se elegeu a quinta vereadora mais votada de Natal, foi a surpresa de 2016, com muita gente querendo saber quem era ela. Dois anos depois se elegeu a segunda federal mais votada e segue para a reeleição no próximo ano com o nome forte pelo interior, num trabalho constante de seu grupo que inclui a trilogia Jovens/UFRN/LGBTQIA+

COLETIVA

Pergunta que ficou no ar depois que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, fez uma coletiva e anunciou apoio à pré-candidatura do ministro Fábio Faria ao Senado, ao lado do presidente da Câmara, Lawrence Amorim, seu pré-candidato a deputado federal: quando ele fará o mesmo para anunciar apoio à pré-candidatura de seu auxiliar Brenno Queiroga ao Governo? Para deputado estadual Allyson já deixou claro que seu pré-candidato é o Soldado Jadson.

CRIME

Na polêmica ação com decreto de prisão por falta de pagamento de despesas do filho há mais de 4 anos, o ex-deputado Henrique Alves, em nota falou de uma pensão de 50 mil. Se o valor colocado no palanque do discurso político de Henrique é esse, ele cometeu um crime ao divulgar, vez que o processo corre em segredo de justiça na Vara da Família. O art. 10 da Lei nº 9.296/1996 prevê a responsabilização por quebra de Segredo de Justiça, de sorte que quem divulgar conteúdo de processo sigiloso deve ser investigado e, comprovada a responsabilidade, condenado pelo delito.

CURTAS e compartilhe

Fábio Faria iludiu e Beto Rosado vibrou ao ser escolhido presidente do PP. Só que agora não tem nominata para se reeleger deputado federal.

Pergunta besta que rola nos corredores da Assembleia: o deputado Ubaldo Fernandes vai trocar o PL pelo PSDB?

“Trinta e cinco mil servidores estaduais serão contemplados com a reposição base de 15% nos seus vencimentos”

Pedro Lopes – Controlador do Estado

(confira vídeo completo no Blog)

LÁ e LÔ com Ezequiel Ferreira

Como está o PSDB/RN em relação ao pleito do próximo ano?

-A gente deve pensar na política maior do que só na gente. O conceito da política é juntar, agregar, trazer. O PSDB do Rio Grande do Norte deve participar da eleição proporcional com um grande número de deputados concorrendo à reeleição pelo PSDB.

O partido vai filiar novos nomes com mandato?

-Hoje temos 5 deputados no partido, e devemos ter pelo menos entre 14 e 15 deputados tentando a reeleição pelo PSDB. Será a maior chapa proporcional da Assembleia Legislativa. Tem 5 no partido, já conversei com mais 5, já são 10.