Justiça

Coluna Novo Direito – 27 de fevereiro

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de fevereiro de 2023 às 15:30

COLUNA NOVO DIREITO

Nicácio Carvalho. Advogado com foco em empresas, sócio do CCGD Advocacia. Especialista em processo pela PUC/MG

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: AGORA UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL PARA TODOS

No mundo da tecnologia, a grande novidade de 2023 tem sido o ChatGPT, solução desenvolvida pela empresa OpenAI. Para iniciar nossa conversa e apresentar como sua aplicação pode ser poderosa, eu fiz a seguinte provocação à inteligência artificial “Preciso de um artigo sobre inteligência artificial para o direito, tratando sobre o chatgpt. Escrever o conteúdo desse texto para o Novo Jornal”. Em resposta, eu vi a máquina digitar o seguinte:

Com a crescente demanda por tecnologias que auxiliem o trabalho jurídico, a inteligência artificial tem se mostrado uma importante ferramenta para o setor. Dentre as várias possibilidades de aplicação da IA no direito, destaca-se o uso de chatbots com capacidade de diálogo natural, como o ChatGPT, que é capaz de compreender perguntas e fornecer respostas precisas.

O ChatGPT, em particular, é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que utiliza redes neurais para gerar respostas em linguagem natural. Ele foi treinado em um grande volume de textos, como livros, artigos e sites da internet, o que o torna capaz de compreender e responder perguntas em diversos assuntos.

Por fim, é importante destacar que a aplicação da inteligência artificial no direito ainda é um campo em constante evolução, e que novas aplicações e aprimoramentos tecnológicos devem surgir nos próximos anos. A tecnologia, portanto, deve ser vista como uma aliada na busca por soluções mais eficientes e precisas para os desafios do setor jurídico.

É surpreendente, não acha? O texto acima foi redigido automaticamente por uma máquina a partir de uma imensa base de dados reunida ao longo dos anos pela empresa OpenAI. As possibilidades de uso são incontáveis, uma vez que permitem resposta direta, que emula a inteligência humana, a questionamentos e provocações.

Diversas notícias têm sido veiculadas relatando as façanhas do ChatGPT, por exemplo: foi submetido ao exame da OAB e obteve 48 acertos das 80 questões objetivas de prova aplicada em 2022, o que lhe garantiria a aprovação na primeira fase, embora também revele a falibilidade. Como visto acima, ele também pode elaborar redações, além de compor músicas, traçar estratégias de vendas e produzir dissertações.

No exato dia da publicação desta edição do Novo Jornal, publico alguns pequenos vídeos que demonstram o repertório disponível, inclusive o conteúdo completo do texto acima – acompanhe no @nicaciocarvalho.

Até então, o acesso a tecnologias desse nível era restrito, encontrando como principal barreira o preço. Em 2023, um novo paradigma surge. As Big Techs, como Google, já lançaram nota ao mercado informando que vão avançar com suas próprias ferramentas de inteligência artificial, ante o impacto comercial causado pelo ChatGPT.

Dessa forma, é tempo de manter conexão com essa virada tecnológica, para alguns tão importante quanto o surgimento da própria internet. Quem diz isso não sou eu, mas Bill Gates, fundador da Microsoft. Será um grande horizonte a ser explorado, seja pelas possibilidades que estão disponíveis, seja pelos limites que devem ser impostos.