Justiça

Coluna Novo Direito – 23 de janeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de janeiro de 2023 às 15:30

COLUNA NOVO DIREITO

AS 5 MEDIDAS QUE VOCÊ DEVE TOMAR EM UMA VIOLAÇÃO DE DADOS

Nicácio Carvalho
Advogado. Sócio do CCGD Advocacia. nicaciocarvalho@ccgd.adv.br

A frequência de tentativas de fraude por violação de dados está aumentando. Não raras vezes tenho contato com casos de pessoas que receberam e-mail ou mensagens de celular dando conta de malfeitores se aproveitando de dados vazados.

É uma realidade que devemos aprender a conviver e, mais ainda, a combater. Em alguns casos, não passará de uma ameaça; mas em outros podem se tornar uma dívida ilegítima contratada em alguma instituição financeira ou mesmo uma extorsão constante por parte do agente criminoso.

A situação pode ser dramática e bastante danosa. Por isso, entender os mecanismos legais e o próprio funcionamento das instituições é primordial.

Percebendo esse contexto, elencamos 5 condutas recomendáveis, sem prejuízo de diversas outras que podem ser igualmente adotadas.

  1. Recebeu um e-mail ou mensagem potencialmente fraudulenta? Registre um boletim de ocorrência. Hoje é possível fazê-lo inclusive pela Delegacia Virtual, sem sair de casa, com a segurança da plataforma gov.br, hospedada pelos órgãos do Governo Federal.
  2. Analise detidamente as informações da mensagem para identificar a origem do vazamento. Faça um exercício mental para identificar de onde o criminoso colheu seus dados.
  3. Com esses indícios, faça contato com a empresa a partir da qual seus dados vazaram e peça esclarecimentos.
  4. Troque suas senhas imediatamente, aplique uma varredura de antivírus nos seus equipamentos e, caso já não tenha feito, opte pela verificação em dois fatores ou use o Google Authenticator nos seus acessos em redes sociais, aplicativos de e-mail e outras plataformas.
  5. Enfim, procure um advogado ou uma advogada de sua confiança. A depender das circunstâncias, o fato pode ensejar uma solução judicial.

Estar online requer cuidados especiais e uma constante vigilância. Esteja atento/a para proteger seus dados pessoais e evitar fraudes!