Riscos empresariais e advocacia preventiva
Jair Damasceno, Advogado do Carvalho, Costa, Guerra & Damasceno Advocacia
Diversos eventos impactaram a sociedade e negócios nos últimos anos, ocasionando efeitos que podem ser sentidos por um bom tempo.
O mundo corporativo a cada ano se reinventa com o objetivo de aplicar soluções produtivas e assertivas a curto, médio e longo prazo, visando a sobrevivência e crescimento do negócio.
Alguns pontos para gestão de riscos devem ser levados em consideração, dos quais destaco: segurança de dados, capital humano, incerteza econômica e política, alterações legislativas e regulamentares, disrupção digital e novas tecnologias.
Com isso, a assessoria jurídica preventiva entra no jogo mapeando os riscos através da percepção e controle, minimizando prejuízos, fornecendo diretrizes e informações para estratégias empresariais, identificação dos problemas de ordem jurídica com melhoramento do desempenho para o aumento dos ganhos.
Podemos observar que os riscos analisados serão de aspectos financeiro, jurídico reputacional e socioambiental.
Outro tema bastante mencionado é o Compliance, pois a cultura dentro da empresa significa o fortalecimento de processos, mecanismos e políticas internas, fazendo com que toda a organização, desde a direção até os colaboradores atuem em conformidade com a legislação e mercado, tornando
A contratação de uma assessoria jurídica constante proporciona melhoria reputacional da empresa perante o mercado, gerando diferencial competitivo, possibilitando a potencialização dos negócios, além da mitigação dos riscos naturais da atividade empresarial.
Podemos ter certeza que assessoria jurídica não é custo, mas sim investimento e blindagem para que a empresa possa se beneficiar.
A sua empresa enfrenta riscos sem as devidas análises jurídicas?
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias